Pedagogia, perguntado por godoybenevides, 1 ano atrás

rer da unidade 3, foram apresentados os mecanismos constitutivos do parágrafo e de gêneros textuais como textos jornalísticos e opinativos. E, dentre os opinativos, resenhas são gêneros muito solicitados em vários meios, como jornalísticos e acadêmicos. Há uma série de revistas, jornais e periódicos que reservam espaço para a publicação desses textos. Como aponta Fiorin: “A resenha crítica é o resumo de uma obra acompanhada de uma avaliação em que aspectos positivos e/ou negativos são apontados, resultando em um texto que mescla informação e opinião”. (FIORIN, J. L.. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2006, p.16). É curioso como há todo um espaço midiático para o gênero resenha, o qual serve como modelo de apresentação de várias obras. Diga-se mais: textos audiovisuais, como filmes, ou apenas orais, como músicas, recebem resenhas encomendadas para auxiliar na sua divulgação. Uma boa resenha, de fato, auxilia e muito na divulgação de um filme. Nem todas as resenhas apresentam características formais, é claro. Ao longo da unidade, colocou-se o fato de certos textos transitam entre gêneros, apresentando várias características. Às vezes, a resenha se mescla com o artigo de opinião e a carta do leitor: observe, por exemplo, a quantidade de textos opinativos sobre filmes e livros que podemos encontrar nos dias de hoje, em meio a uma sociedade digital. Um simples leitor pode virar um crítico tão ferrenho capaz de promover o fracasso de uma obra, a exemplo de filmes que são previamente criticados antes do seu lançamento, como reflexos posteriores. São as “resenhas informais”, muitas delas feitas por sites famosos de fãs, que por sua vez atingem um público maior do que o de um texto publicado em um jornal. Ainda assim, muitas obras, principalmente as escritas, ainda são muito previamente divulgadas com base em grandes veículos de comunicação, seja agregando entrevistas, informações, dados, entre outros. É comum, inclusive, artigos acadêmicos que se usam resenhas como fonte de informação para complementar seus dados. Como base nisso, tenha a seguinte questão em mente: Tendo isso em mente, o aluno deve fazer o seguinte:- Escolher um texto – literário ou não – de sua escolha;- Escrever uma resenha crítica sobre a obra, que tenha entre 10 e 20 linhas;- O texto deverá ser escrito/publicado na área indicada.

Soluções para a tarefa

Respondido por thaissacordeiro
5

Uma resenha é caracterizada como um texto dissertativo argumentativo, isto é, o objetivo é apresentar as ideias acerca de um tema e se posicionar sobre o assunto.

Dessa forma, precisa apresentar uma linguagem objetiva e clara, além de utilizar corretamente as normas gramaticais da Língua Portuguesa.

Deve-se ter: introdução, desenvolvimento e conclusão. Sendo que o desenvolvimento deve apresentar os argumentos e a conclusão a intervenção, ou proposta de melhoria para o assunto apresentado.

Portanto, escolha um texto que seja do seu agrado e por meio das informações acima construa a sua resenha.

Abraços!

Respondido por Matheusieti
8

Nesse caso, o espaço escolar, precisa se adaptar as mudanças no espaço social, coexistindo com a inclusão digital que tem grande importância na sociedade, e, com isso, é importante que crianças e jovens estejam inseridas desde a juventude de maneira correta quanto os novos veículos tecnológicos.

Assim, apesar desses recursos facilitarem o trabalho do professor, é interessante que a didática seja abrangente e coloque em pauta assuntos cotidianos utilizando a multidisciplinaridade, unindo as disciplinas oferecidas ao mundo digital.

Perguntas interessantes