republica velha 1930
quem eram os coroneis
Soluções para a tarefa
Resposta: Os coronéis eram os donos das fazendas e que eram leais ao governo. Sendo assim eles realizavam troca de favores, onde os coronéis obrigavam as pessoas que viviam em suas fazendas a votarem no representante que quiserem (conhecido como voto de cabresto) e em troca recebiam proteção estatal e regalias do governo.
Explicação:
Resposta:
As origens do coronelismo remontam ao século XIX, com o desenvolvimento da Guarda Nacional, quando os cargos de confiança foram nomeados de acordo com relações de influência e troca de favores, assim sendo, grandes proprietários de terra que eram leais ao governo recebiam o cargo de coronel para exercer o controle local. A medida que o tempo avançou, todo chefe político local passou a ser chamado pelos sertanejos de coronel. A respeito do poder do coronel, podemos dizer que:
“(...) O coronel seria um elemento eminentemente eleitoral, cuja liderança política se exercitava em decorrência da sua liderança econômica; e o argumento para que o seu poder se legitimasse estaria no aliciamento de eleitores e no preparo das eleições. Todavia, a nível local, o coronel seria um organizador do seu mundo, inseparável da sociedade agrária, protetor do "camponês", para quem era o protetor e o mandão, e articulador da sociedade local ao sistema político, econômico e social. Dessa forma, o poder do coronel derivaria mais do seu prestígio e da sua honra social, tradicionalmente reconhecidos, do que da sua situação econômica”.
Espero ter ajudado! :)