Reprovar ou não reprovar? Eis a questão. Leia com atenção o que diz o texto do Ministério da Educação a seguir sobre as diretrizes de avaliação nas fases iniciais da vida escolar.
“Os três anos iniciais do ensino fundamental de nove anos constituem o ciclo da alfabetização e letramento e não devem ser passíveis de interrupção. É o que recomendam as novas Diretrizes Curriculares Nacionais. De acordo com o documento, mesmo quando o sistema de ensino ou a escola fizerem opção pelo regime seriado, será necessário considerar os três anos iniciais do ensino fundamental como um bloco pedagógico ou um ciclo sequencial não passível de interrupção, voltado para ampliar a todos os alunos as oportunidades de sistematização e aprofundamento das aprendizagens básicas”.
BRASIL. Ministério da Educação. Ciclo de alfabetização deve prosseguir sem interrupção. Portal do Ministério da Educação, Brasília, 15 dez. 2010. Disponível em: . Acesso em: 19/10/2016.
Uma das grandes preocupações de muitos pais de alunos e professores é a reprovação. Para alguns, ela beneficia o desempenho do aprendiz nos anos seguintes, uma vez que, ao repetir o ano, possibilita uma nova chance para aprender mais e melhor; para outros, é um fator traumatizante, desmotivador e que em nada contribui ao aprendizado futuro do aluno. Hoje, a maioria das escolas estaduais e municipais tem adotado a metodologia proposta pelo MEC e descrita na citação apresentada. Sendo assim, vamos debater o assunto:
I. Você, como alfabetizador, acredita que a reprovação pode ser considerada um benefício no desempenho escolar dos alunos ou uma experiência negativa? Por quê?
II. Se você pudesse criar um novo método de avaliação de desempenho do aluno nos ciclos iniciais, qual seria sua proposta e os benefícios trazidos por esse novo instrumento?
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
criaria um novo metodo, de percepção de grau de interesse e comprometimento por parte do aluno, e minha avaliacao seria nesse aspecto.caso houvesse a clareza de que o aluno não estaria preparado para ingressar em uma outra série o mesmo repetiria a mesma.
Perguntas interessantes