represente matematicamente as sentenças abaixo :
a) a soma de dois números racionais.
b) a diferença de um número com a sua metade.
c)a raiz quadrada da soma de dois números.
d)o produto de um número com o seu triplo menos cinco.
e) o quociente de dois números.
f) a quarta potência de um número racional.
2) observe a expressão algébrica e escreva sua sentença
a)2×+5
b) 3×
c) ×
- - 2x
3
d)x2+×3
e)×. y+1
me ajudem por favor
Soluções para a tarefa
Primeiramente, quando não sabemos qual é o número, podemos representa-o por x.
Como não fala qual é o número podemos dizemos que ele é x, pois pode ser qualquer número.
1)A)Os números racionais são frações, ou algarismos com vírgula. Então representaremos assim:. O denominador pode ser qualquer um, mas não o numerador que como não sabemos o número será x. (Não precisa ser apenas x, pode ser qualquer letra).
B)Na matemática tem algumas palavras-chaves que indicam operações, como: Diferença que significa subtração, e metade que significa fração ou divisão, então representaremos assim: . Em algumas situações nem o denominador pode ser qualquer número, como a situação apresentada anteriormente, e novamente pode ser qualquer número então x entra ai novamente. (Não precisa ser apenas x, pode ser qualquer letra).
C)Nessa situação será primeiro a operação que está dentro da raiz quadrada, e novamente como não sabemos o número representamos ele por x, e adicionamos a raiz quadrada do resultado da soma de x + x. .
D)Uma regra da multiplicação com letras é que o número que está atrás da letra também à multiplica, por isso representamos o triplo de x por 3x, e também para saber o número que vem antes e depois de x, adicionamos ou diminuímos, então o triplo de x - 5 é só adicionar o -5 mesmo: .
E) ou F)Para potência é a mesma regra da multiplicação, como não sabemos a base colocamos x, e só mexemos no expoente, que fica 4, a fração é a mesma regra em que se apenas é dado um número qualquer no enunciado, vira o numerador, representado por x, e o denominador, caso não seja especificado por uma palavra-chave, pode ser qualquer número: .
2)a)Numa expressão algébrica, juntamos os termos semelhantes(números ou letras separados por uma operação matemática), como não temos termos semelhantes aqui não há como simplificar essa expressão, ou resolve-lá.
B)Aqui também não há termos semelhantes então não há nada que possamos fazer.
C)Aqui temos 2 termos semelhantes então há como simplifica-la: , mas eles estão juntos, agora iremos simplifica-la, como ainda não temos o valor de x devemos somente resolver a operação dos termos semelhantes: , após simplificada.
D)(Algo que não pode acontecer é colocar o número depois da letra caso esteja multiplicando)Novamente os termos estão juntos e são semelhantes, portanto, devemos simplesmente simplifica-la: .
E) Sem o valor de x e y é impossível resolver essa expressão dessa forma, e como não temos termos semelhantes, também não há como simplifica-la.
Espero que tenha ajudado.