reportagem sobre o AIDS
Soluções para a tarefa
Explicação:
O 1º de dezembro é comemorado como o Dia Internacional de Luta Contra a Aids – doença causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. Números da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa), apontam que a taxa de detecção de AIDS no estado caiu 10% e a taxa mortes provocadas por complicações da doença caiu em 19,6% nos últimos cinco anos.
Apesar da redução dos números de detecção da doença e da taxa de mortalidade, a coordenadora Programa de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e Aids da Sesa, Sandra Fagundes Moreira, afirma que o número de jovens, entre 15 e 29 anos, que mantêm relações sexuais sem o uso de preservativos ainda é alto no estado. Um problema que pode aumenta a quantidade de transmissões do vírus HIV.
Somente em 2017 foram registrados 458 novos casos de HIV/Aids entre jovens de 15 e 29 anos no Espírito Santo. Esse número representa aumento de 43% em comparação com 2014, quando foram 320 casos nessa faixa etária.
"Cada vez mais as pessoas não estão usando o preservativo como prevenção. Existem pesquisas de universidades e estudos do Ministério da Saúde mostrando que chega a 40% apenas a resposta de pessoas que utilizaram o preservativo. A média do uso do preservativo entre os jovens está na faixa de 40%", alertou Sandra Freitas.