Reportagem publicada na Folha de S.Paulo indica que os números da aviação mudaram significativamente no Brasil nos últimos anos. Considere o esquema abaixo para responder às questões a seguir.
a) Quantos e de que tipo são os gráficos dessa reportagem?
b) Analise a frase: Preço da passagem cai e impulsiona viagem aérea. Apresente pelo menos três considerações a respeito.
c) Analise os gráficos Satisfação dos passageiros com aeroportos e Índice de pontualidade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) São seis gráficos.
Um de coluna: Passageiros transportados
Um de setor: Passageiros da aviação em relação ao total
Quatro de barras: Preço médio da passagem; Passagens vendidas; Satisfação dos passageiros com aeroportos e Índice de pontualidade.
b) Uma resposta possível pode ser feita a partir da análise de quatro gráficos:
O gráfico “Passageiros transportados” indica que de 2002 a 2015 houve um aumento significativo de passageiros na aviação, ou seja, passou de 38,3 mi para 117,7 mi, o que representa 207,3% de aumento. No mesmo período, o gráfico “Passageiros da aviação em relação ao total” indica aumento de passageiros que trocaram outros transportes pela aviação na ordem de 37%. Já no período de 2005 a 2015, o gráfico “Preço médio da passagem” indica que houve queda de 400 reais/corrigido pela inflação do preço da passagem aérea, ou seja, em 2015, o passageiro passou a gastar 42%, em média, do valor correspondente à mesma passagem de 2005. Comprovando a veracidade da frase, o gráfico “Passagens vendidas”, indica que, no período de 2005 a 2015, a porcentagem de passagens no valor de até R$ 300,00, em relação ao total de passagens vendidas,aumentou 428%.
c) O gráfico Satisfação dos passageiros com aeroportos aponta que de 2013 a 2016 a nota média,em valores de 1 a 5 para cerca de 60 questões relativas à satisfação com aeroportos, aumentou em apenas 0,3%. O gráfico Índice de pontualidade refere-se à operação de transporte aéreo de fim de ano e indica que de 2007 a 2015 houve um aumento na ordem de 22%.
Explicação passo-a-passo:
Peguei do Plurall