Filosofia, perguntado por Xauani, 11 meses atrás

René Descartes;
Quais os principais assuntos que o filósofo Francês dedica-se ao estudo e em escrever suas obras?

Soluções para a tarefa

Respondido por andreprado22003
2

Explicação:

Vou resumir:

René Descartes foi um filósofo famoso pelo ato de questionar sobre tudo, assim como Sócrates. Tal ato, resumidamente, ficou conhecido como dúvida metódica, ou dúvida do método (ele explica seu ato em um livro, chamado "Discurso do Método"). Ele se questionava sobre diversas coisas, tais como o controle das divindades sobre nós (o argumento do "gênio maligno", uma entidade que poderia enganar a todos) e as ideias do "perguntar" em si (Deus enganador). Baseado nisso, Descartes começou a duvidar se realmente existia e raciocinava por si ou se vivia em uma espécie de "Matrix", onde tudo fosse de acordo com uma grandeza maior.

Filosofando sobre isso, o pensador concluiu que seria impossível ele não estar pensando, pois no momento que ele pensava em não estar pensando, ele já estava pensando (leia novamente, pois esta parte pode ser confusa mesmo).

Descartes concluiu que os saberes filosóficos podem ser passíveis de mudança, de acordo com um ponto de vista (o que é uma verdade para uma pessoa pode não ser verdade para outra, não é tudo universal (mesmo este sendo um constante objetivo da filosofia)). Os saberes matemáticos, porém, podem ser demonstrados através de cálculos, o que reflete que uma verdade universal seria a matemática, não a filosofia. Desse modo, o pensador influencia em conhecimentos matemáticos. Dizem que ele olhava o teto de seu quarto e viu uma mosca passeando: ao refletir sobre as possíveis coordenadas da mosca (suas posições), ele pensou em um plano bidimensional (portanto, com dois eixos).

Este plano é amplamente usado nos dias de hoje nas mais variadas matérias de exatas, recebendo o nome em homenagem ao seu criador: plano cartesiano (Descartes - cartesiano).

Perguntas interessantes