René Descartes foi um dos grandes pensadores da corrente filosófica chamada racionalismo para tanto Descartes empenhou-se em desenvolver uma forma de pensamento que servisse de fundamento para o conhecimento desse modo tem-se como um dos seus pressupostos iniciais
Soluções para a tarefa
Resposta:
O alicerce da filosofia cartesiana é o “Penso, logo existo”, ou seja, o chamado “argumento do cogito”, através do qual Descartes busca estabelecer as bases do conhecimento racional através da refutação do ceticismo, buscando provar, com seu argumento, a existência de Deus. “Eu existo” é, para ele, um argumento sempre correto, pois se eu pressuponho minha própria existência isso já a comprova.
A partir do cogito, podemos afirmar que o conhecimento de mundo é dado, portanto, através do uso da razão, que é um atributo do indivíduo; e é a razão o que guia a utilização do método científico, do qual Descartes era adepto.
Resposta:
e)
Era necessário duvidar de tudo aquilo que era entendido como certo. Somente a dúvida conduz ao conhecimento da verdade.
Na visão de René Descartes, a primeira coisa que o filósofo ou cientista deve fazer, na busca da verdade, é estabelecer a dúvida, isto é, jamais aceitar algo como verdadeiro sem antes analisar sua procedência. Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento de um conhecimento sistematizado.