Filosofia, perguntado por rickwsseng, 1 ano atrás

René Descartes é considerado o pai da filosofia moderna. Nasceu em 1596, em La Haye, Touraine. Segundo o professor Paulo Vieira Neto(2006), Descartes participou com Mauricio de Nassau da conhecida Guerra dos Trinta Anos, mas logo abandona a carreira militar, passando por Roma até retornar à Paris, já com 30 anos. Foi educado pelos Jesuítas na escola de La Flèche, para os quais, possivelmente, sempre foi devedor. Não tinha boa saúde, contudo, era de uma inteligência incomparável. Seu método foi fundamentado na busca pela verdade, objetivo pelo qual sacrificou bens, como família, pátria e até a vida social. FARIA, Jonas Silva; AGUIAR, Gilson. Ciências humanas e sociais. Maringá: Unicesumar, 2018. Avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas acerca de René Descartes: ( ) René Descartes faz parte do movimento dos pais apostólicos (aqueles que foram discípulos imediatos dos apóstolos), os pais apologistas e os pais polemistas foram os defensores da doutrina cristã nos primeiros séculos do cristianismo. ​( ) Para Descartes, somente no mundo das ideias é possível chegar ao verdadeiro conhecimento, à ideia do Bem. O sensível, assim como o nosso corpo, é a prisão da alma, por isso esta deve fugir dele, tornar-se virtuosa, ou seja, assemelhar-se a Deus. ( ) A filosofia de Descartes é também conhecida pela questão da dúvida hiperbólica (exagerada). Portanto, Descartes parte do princípio de que se deve duvidar de tudo. ​As afirmações I, II e III são, respectivamente:

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
2

I é falsa. Descartes foi um filósofo do Século XVII e os pais apologistas do momento inicial do Cristianismo, não havendo entre Descartes e tais pensadores nenhuma relação importante.

II é falsa. Era Platão, e não Descartes, que concebia a verdade como "mediada" pelo Mundo das Ideias.

III é verdadeira, embora esta dúvida seja remediada pelas certezas da razão, de modo que devemos duvidar de tudo aquilo que não seja claro e distinto, agindo com a dúvida não como loucos, mas como céticos.


bellanda: perfeito amigo, confere!
Perguntas interessantes