Renata, pesquisadora e professora de uma universidade, deseja saber sobre os hábitos alimentares de seus alunos, e se isso poderia influenciar na vida acadêmica deles. Analisando os instrumentos de coleta de dados disponíveis, Renata prefere não interferir no cotidiano dos alunos, para que eles não mudem os seus hábitos se souberem que estão sendo analisados. Qual instrumento Renata deve usar para atingir seus objetivos?
Soluções para a tarefa
De modo a garantir dados fiáveis para a sua pesquisa, a pesquisadora Renata poderia realizar entrevistas anônimas com os parentes e familiares dos alunos pesquisados.
Uma outra possibilidade seria a utilização de questionários anônimos que poderiam ser enviados para os respectivos e-mails dos alunos, mas deixando claro que as respostas deles não seriam divulgadas, e evitando que os objetivos da pesquisa fosse publicados.
Analiticamente, Renata não tem muitas opções além destas.
Resposta: Roteiro de observação
Explicação:
Conforme Hernández Sampieri, Fernandez Collado e Baptista Lucio (2013, p. 276), o roteiro de observação “[...] consiste no registro sistemático, válido e confiável de comportamentos e situações observáveis, utilizando um conjunto de categorias e subcategorias [...]”. O roteiro é um instrumento semelhante a um questionário. Ele deve ter um grau de precisão que permita registrar comportamentos e quaisquer informações necessárias com uma categorização que facilite o preenchimento, já que o pesquisador vai estar observando diretamente o contexto pesquisado. Conforme Marconi e Lakatos (2010), vários instrumentos podem ser utilizados para o roteiro, como quadros, anotações, escalas, dispositivos mecânicos, eletrônicos, etc.