Renata está fazendo uma atividade experimental de Matemática. Nessa atividade, ela irá obter uma aproximação para o número π, sendo conhecidas as medidas aproximadas do raio, do diâmetro e do comprimento de uma única circunferência.
Essa aproximação do número π será obtida por Renata quando ela dividir a medida do comprimento dessa circunferência
()pela medida do diâmetro.
()pela medida do raio.
()pela metade da medida do raio.
()pelo quadrado da medida do diâmetro.
()pelo quadrado da medida do raio.
Soluções para a tarefa
A aproximação do número π será obtida por Renata quando ela dividir a medida do comprimento dessa circunferência pela medida do diâmetro.
O número irracional π é um número importantíssimo em Matemática e em diversas áreas correlacionadas. Na história, existem registros de seu uso por Arquimedes na Antiguidade. A letra grega que habitualmente utilizamos para representá-lo, como conhecemos hoje, o π, foi introduzida por William Jones, em 1707.
Para encontrar tal número, o procedimento é simples e curioso! Basta dividir a medida do comprimento de uma circunferência qualquer pelo seu diâmetro. O interessante é que funciona para qualquer círculo.
Sendo assim, a aproximação do número π será obtida por Renata quando ela dividir a medida do comprimento dessa circunferência pela medida do diâmetro.
Interessante não?
Até mais!
Primeira alternativa: Para Renata encontrar a medida aproximada de π ela deve dividir o comprimento da circunferência pelo diâmetro.
O comprimento de uma circunferência é dado por .
Na circunferência tem-se que o diâmetro é igual a duas vezes o raio.
Portanto, pode-se escrever que o comprimento da circunferência é dado
por
Para obter o valor de tem-se que:
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/26068127
https://brainly.com.br/tarefa/33914176