Renascimento ou Renascença são termos usados em referência ao período da história europeia entre os séculos 14 e 16. Pesquise em livros ou Fontes confiáveis na internet a respeito de dois artista ou Pensador desse período. Resuma brevemente a vida desse personagem e suas principais criações.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O Renascimento é um período que designa a arte produzida na Europa, que substitui a Arte Medieval dominante até então. Foi um movimento contrário aos ideais impostos pela Igreja e buscava o uso da Razão em uma época de grandes transformações que se fixaram os princípios que passaram a reger boa parte do mundo que hoje conhecemos.
Este período é caracterizado por uma visão humanística que se apoiava no otimismo, individualismo e naturalismo. Esse naturalismo consistia na glorificação do humano e natural, em oposição ao divino e extraterreno da Idade Média.
O artista do Renascimento era o intérprete de uma mudança de valores: o homem passa a ser o centro do universo, daí surgiu o termo “Humanismo”.
Podemos dividir o período em três fases: Trecento, Quattrocento e Cinquecento, correspondentes aos séculos XIV, XV e XVI, as duas últimas chamado de Alta Renascença.
Caracterizado pelo despertar de novas concepções sobre as ciências, filosofia, arquitetura, pintura e escultura. Pretendia promover o retorno das grandes civilizações grega e romana. Rejeitava o passado medieval recente, com a sua arquitetura e a arte gótica. A beleza para eles dependia de critérios como equilíbrio, simetria e racionalidade.
A Renascença estendeu-se por muitos séculos, mas alcançou seu apogeu na época de Michelangelo.
Giotto, o artista que morou e trabalhou em Florença entre 1267 e 1337, é considerado o precursor. Representava figuras e paisagens com grande realismo, dentro de um estilo tipicamente naturalista. A influência de Giotto nos pintores que o sucederam, particularmente Masaccio, introduziu o realismo escultural e a solidez da forma, princípios da pintura renascentista que, talvez, tenha encontrado sua melhor expressão nas figuras monumentais de Michelangelo e Leonardo da Vinci.
Considerado um dos períodos mais ricos da História da Arte, foi no renascimento que surgiram os maiores gênios como: Michelangelo Buonarroti, Rafael Sanzio e Leonardo da Vinci, conhecidos como “A trindade do Renascimento”
Considerando o que há de mais característico no Renascimento, temos o Humanismo, sendo muito mais individualista que o da época clássica. Neste aspecto, Leonardo da Vinci, é homem típico do Renascimento, porque mais que em nenhuma outra personalidade, nele se realiza esse ideal.
O redescobrimento das proporções matemáticas do corpo humano no século XV por Leonardo da Vinci e os outros, é considerado uma das grandes realizações que conduzem ao Renascimento italiano. Temos em “O Homem Vitruviano” um grande exemplo disso.