Rememoração- produção de texto discursivo de artes 9ºano
Soluções para a tarefa
Resposta:
31
Explicação:
produção de textos descursiso
Resposta:
Após a leitura do texto e das imagens, responda: qual o papel do reconhecimento e da rememoração na interpretação das imagens?
Explicação:
Padrão de resposta esperado
O espectador, como um sujeito ativo, percebe essas imagens com base no reconhecimento de alguns traços básicos: cada uma delas, a partir do jogo de elementos que fazem parte de cada uma das estações, cria a silhueta de um rosto de uma pessoa.
É interessante notar que, em cada uma delas, o espectador pode observar, mesmo parcialmente, a composição básica de um rosto humano: há, em todas as pinturas, princípios que são conhecidos como constituintes da normalidade de uma face humana – espécies de invariantes que constituem a imagem (olhos, nariz, boca, queixo, orelha. Há ainda, em alguns desses rostos, um prolongamento da figura humana por meio de um pescoço e de um busto (como é visto no Verão e na Primavera), além da presença de uma cabeleira.
Cabe apontar, ainda, que a silhueta observada nos quadros intitulados Verão e Primavera dizem respeito a um corpo feminino, enquanto Outono e Inverno fazem mensão a um corpo masculino. Essas imagens são vistas, assim, a partir de uma constância perceptiva, a qual é a base da atividade do reconhecimento do espectador, ou seja, é por meio dessa constância que comparamos o que já foi visto no passado, no dia a dia e na realidade, com o que está sendo visto no presente. Desse modo, graças a isso, é possível reconhcer, em cada pintura, a representação de rostos de pessoas distintas, mesmo que não seja possível saber a quem cada imagem faça referência.
Além disso, há todo um prazer e uma satisfação que envolve a experiência de visualizar essas imagens. Esse prazer está relacionado à atividade de rememoração, pois, em cada uma das imagens, você se depara com o que já se conhece e com estruturas simples e de âmbito comum que fazem parte da memória, como a estrutura de um rosto e a sua composição, mas, também se reconhece de forma condensada outros elementos, como, por exemplo, aqueles que fazem parte e caracterizam predominantemente as estações: no verão, o pintor faz uso de frutas e vegetais frescos, além de folhas na composição da imagem; na primavera, principalmente de folhas verdes e flores coloridas no seu auge de crescimento; no outono, de frutas em época de colheita marcado pela coloração alaranjada; e, no inverno, há rochas, raízes secas e galhos torcidos.
Ademais, o conhecimento que cada imagem promove quando entra em relação com o espectador pode levá-lo a observar as estações e a natureza de forma distinta, por meio de outras expectativas e percepções que não faziam parte da sua experiência e memória. Por exemplo, um espectador apaixonado pelo que o inverno lhe proporciona pode ser capturado pela beleza da primavera. Por fim, pode-se dizer que, durante a leitura das imagens, seja elas individualmente ou a partir da série que as une, o reconhecimento e a rememoração funcionam como processos que levam o espectador a construir os sentidos evocados pelas imagens e a atualizá-los no contato que estabelecem com a realidade.