Sociologia, perguntado por aprincess62, 6 meses atrás

Religiosidade e religião são palavras com significados diferentes. Religiosidade é a dimensão do ser humano pela qual ele experiência o sentido espiritual e transcendente da vida, este é um entre outros significados desta palavra. Uma pessoa pode não participar de nenhuma religião e ainda assim continuar sendo religiosa, isto porque a religiosidade é inerente ao ser humano, isto significa que ele nasce com esta dimensão. A religiosidade pode ser desenvolvida de uma forma positiva a partir da educação ou formação do senso ético. Essa educação pode acontecer principalmente na família e ha comunidade religioso. Religião é uma palavra que vem do latim “religare" e significa religar, unir de novo ou juntar. Logo, religião significa religação do ser humano consigo mesmo, com os outros, com a natureza, com o sagrado e com o transcendente ou imanente. Pode-se dizer que religião é o encontro do ser humano com o sagrado. Religião é também a maneira concreta de vivenciar o sentimento religioso por meio das práticas religiosas ou espiritualidades, dos ritos ou cerimônias, símbolos, textos sagrado e normas éticas de conduta. Muitas religiões contribuem para a humanização das sociedades humanas quando buscam ajudar as pessoas a serem felizes e solidárias umas com as outras, bem como, quando promovem a defesa da vida, do bem comum, da justiça, da paz, da fraternidade e do respeito entre todos os povos. A religião faz parte da vida de muitas pessoas, sendo um valor importante para elas. Todas as pessoas, não importa a religião que professam, merecem nosso respeito e consideração.

1- consulte o texto que você leu e faça um paralelo entre os significados das duas palavras: religião e religiosidade​

Soluções para a tarefa

Respondido por marianaaa98h
2

Um paralelo entre os significados da duas palavras religiosidade e religião, nos diz que a primeira define vários aspectos da atividade religiosa, dedicação e crença, enquanto que a religião é uma invenção do homem,  com o nobre propósito de agrupar as religiões dos homens em um ou mais deuses compartilhados.

A religiosidade deve ser entendida como a necessidade fundamental e primária de todos os seres humanos de acreditar em um ser superior, entidade ou força que possa possibilitar tudo o que para o homem, por sua própria natureza, é impossível para ele fazer.

As religiões são doutrinas constituídas por um conjunto de princípios, crenças e práticas em torno de questões existenciais, morais e espirituais. Assim, a religião é a doutrina que liga fortemente o ser humano a Deus ou aos deuses.

Perguntas interessantes