Geografia, perguntado por thyllaine, 1 ano atrás

relevo da América latina América anglo saxônica

Soluções para a tarefa

Respondido por sandrabogo
5
O relevo da América Anglo-saxônica, a exemplo do que ocorre com toda a América, caracteriza-se por apresentar três grandes domínios, que se estendem no sentido norte-sul. 

No domínio oriental, há a presença de planaltos cristalinos de origem pré-cambriana, como o do Labrador, no Canadá, e de dobramentos antigos, como os montes Apalaches, junto à costa atlântica, nos Estados Unidos. 

O domínio ocidental é ocupado por portentosos dobramentos modernos, caso das montanhas Rochosas e da cadeia da Costa, e por planaltos interiores, caso dos planaltos da Grande Bacia e do Colorado. No planalto da Grande Bacia situa-se a depressão do vale da Morte e no do Colorado, o Grand Canyon, um vale profundamente escavado pela situação erosiva do rio Colorado. Nesse domínio, observa-se ainda a ocorrência de vulcanismo e de abalos sísmicos, fato decorrente de sua localização, no denominado Circulo de Fogo do Pacifico. A ocorrência de vulcões e terremotos nesse domínio explica-se pela sua localização entre as placas régidas (tectônicas), que constituem a litosfera ou crosta terrestre. O relevo da América latina é formado por cordilheiras (Conjunto de serras com altitudes superiores a 5 mil metros), donde a mais conhecida e maior de todas é a Cordilheira dos Andes, na América do Sul; além de planícies (fluviais e costeiras) e planaltos.



sandrabogo: O relevo da América latina é formado por cordilheiras (Conjunto de serras com altitudes superiores a 5 mil metros), donde a mais conhecida e maior de todas é a Cordilheira dos Andes, na América do Sul; além de planícies (fluviais e costeiras) e planaltos.
Perguntas interessantes