Português, perguntado por Nicolifernandis3398, 1 ano atrás

Releia os trechos a seguir. “[...] Desejaria antes que fosse no campo, numa quinta, com arvoredos murmurosos e relvas fofas-, passeariam então, com as mãos enlaçadas, num silêncio poético; e depois o som da água que cai nas bacias de pedra daria um ritmo lânguido aos sonos amorosos." “A carruagem parou ao pé de uma casa amarelada, com urna por Linhapequerid. Logo a entrada um cheiro mole e salobro enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre paredes onde a cal caía, e a umidade fizera nódoas. No patamar da sobreloja, uma janela com um gradeadozinho de arame, parda do pó acumulado, coberta de teias de aranha, coava a luz suja do saguão."

a) Que imagem os adjetivos destacados no primeiro trecho sugerem?
b) De que maneira os adjetivos destacados no segundo trecho contribuem para indicar a degradação moral por que passará Luísa?

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
178
Bom dia!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

 
 Os primeiros adjetivos retratam a vontade do personagem de estar com sua amada em um momento silencioso em um ambiente favorável para seu romance.

Deste modo, na segunda parte do texto, vemos que a construção das ideias do ambiente sujo e desfavorável, adaptaram fielmente a situação degradante de Luísa, principalmente no trecho: "Logo a entrada um cheiro mole e salobro enojou-a. A escada, de degraus gastos, subia ingrememente, apertada entre paredes onde a cal caía...". Enfim, aqui o autor retrata uma passagem sombria em relação a primeira parte, que se ambientava no desejo do eu lírico em um ambiente agradável. 


Bem, espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Perguntas interessantes