Releia os primeiros parágrafos do conto "A menina dos fósforos", traduzido e adaptado por Monteiro Lobato. Isto foi num desses países onde a neve cai durante o tempo de inverno – e fazia um horrível frio naquela noite do ano. Dentro do frio e dentro do escuro da noite a menina lá seguia, de pés descalços pela cidade deserta. Descalça? Sim. É verdade que saíra de casa com um par de chinelas muito grandes para seus pés, pois tinham sido de sua mãe. Ao atravessar a rua, porém, teve de correr para desviar-se duma carruagem na disparada, e perdeu as chinelas; quando voltou para procurá-las, viu que um moleque havia apanhado um pé, saindo a correr com ele na mão. "Vou fazer um berço desta chinela!", dizia ele. O outro pé não foi possível encontrar – com certeza sumiu enterrado na neve pelas patas dos cavalos. Leia as afirmações sobre o texto: I- A referência "num desses países onde a neve cai durante o tempo de inverno" insere no conto o ponto de vista do adaptador e dos leitores brasileiros, pois Andersen vivia na Dinamarca. II- A descrição do ambiente (rua), do tempo e da personagem estabelecem um prognóstico ou previsão do que poderá acontecer ao longo da narrativa que se inicia. III- A interrogação ("Descalça?") introduz uma dúvida sobre a verdade dos fatos, tornando conto fantástico por quebrar a verossimilhança externa da narrativa. IV- Uma chinela que serve de berço para uma criança é um elemento fantástico da narrativa, característica comum dos contos populares. Estão corretas: A todas as afirmações. B apenas as afirmações I e II. C apenas as afirmações II e III. D apenas as afirmações III e IV
Soluções para a tarefa
Resposta: Oii!! É a alternativa B)
Explicação: gabarito do Plurallkkkk
Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de interpretação textual, podemos afirmar que a alternativa correta está na letra B, ou seja, apenas as assertivas I e II são verdadeiras.
Sobre a interpretação do texto apresentado e as assertivas corretas
Afirmação I - Verdadeira - De fato, não teria sentido o autor dinamarquês referir-se ao seu próprio país com tal distanciamento, como se ele e seus leitores não estivessem acostumados ao frio extremo da Dinamarca no inverno. Assim podemos concluir que a referência faz parte da adaptação realizada por Monteiro Lobato na sua tradução do conto.
Afirmação II - Verdadeira - O contraste entre o rigor do frio e a precariedade dos trajes da menina estabelecem as causas e levam o leitor a prever um desdobramento trágico dos acontecimentos.
Saiba mais sobre interpretação textual em brainly.com.br/tarefa/20529241
#SPJ4