Releia o trecho do conto “A menina dos fósforos”.
Nisto o fósforo apagou-se e tudo desapareceu. A menina riscou outro fósforo, e imediatamente se achou sentada debaixo da mais bela árvore de Natal que seus olhos ainda tinham visto nas casas de brinquedos. Mil velinhas ardiam na ponta dos galhos, e os enfeites dependurados pareciam olhar para ela. Mas esse fósforo também foi se apagando, e à medida que se ia apagando a árvore de Natal ia crescendo, crescendo e as velinhas subindo até ficarem como estrelas no céu. Uma delas caiu, traçando um longo risco de luz.
– Alguém está morrendo, pensou a menina com a ideia em sua avó. A boa velhinha fora a única pessoa na vida que lhe dera amor, e costumava dizer que quando uma estrela cai é sinal de que alguém está morrendo e com a alma a ir para o céu.
(ANDERSEN, Hans Christian. Novos contos de Andersen. Trad. e adapt. Monteiro Lobato. 5a ed. São Paulo: Brasiliense, 1961)
Nessa passagem, a menina
A
tem uma visão delirante, provocada pela febre.
B
pensa em sua casa, à qual não conseguiu voltar.
recorda-se de festas da época em que a avó era viva.
D
como indica o verbo "se achou", recupera a consciência da realidade.
Gostaria de tirar uma dúvida?
Soluções para a tarefa
Olá
Então, neste trecho do texto, apesar de não estar completo, dificultando a análise da questão por completo, entende-se que ela recorda-se de festas da época em que a avó era viva, entretanto precisaria do texto completo para uma melhor análise
Espero ter ajudado:)
Resposta:
alternativa a
Explicação:
Alternativa a
Neste trecho do texto, a menina já está tendo alucinações, ou seja, já perdeu consciência da realidade, e se vê em um lugar aconchegante e festivo, sob uma árvore de Natal.
DISTRATORES
As alternativas b e c não são coerentes com a situação de extrema pobreza em que vivem a menina e sua família; em outra passagem do texto, explica-se que ela não pode voltar à casa por medo do pai; o texto refere-se ao amor da avó pela neta, mas não a uma situação de vida fora da extrema pobreza. A alternativa d é incorreta, pois o verbo achar-se indica que a menina se vê, nesse momento, em um lugar fantasioso, resultante da febre e do delírio.
HABILIDADE
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, [...] identificando o enredo [...] e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), [...]