Português, perguntado por tacodecasaco, 10 meses atrás

Releia o trecho a seguir:

“E havia as pulgas; havia a falta de água, e quando havia água, a fila dos hóspedes no corredor, diante da porta do chuveiro. Havia as instalações que sempre cheiravam mal, o papel da parede amarelado e feio, as duas velhas gordas, pintadas, da mesinha ao seu lado, que lhe tiravam o apetite para a mesquinha comida da pensão.”

Com relação ao uso do verbo haver, nesse trecho, nota-se que sua concordância

a)está adequada em relação à norma padrão da Língua Portuguesa, uma vez que, no contexto, o verbo se afina ao sentido de “existir”, tornando-se impessoal e se flexionando na 3ª pessoa do singular.

b)está inadequada em relação à norma padrão da Língua Portuguesa, uma vez que, no contexto, o verbo não se afina ao sentido de “existir”, tornando-se pessoal e se flexionando conforme demanda o sujeito.

c)está adequada em relação à norma padrão da Língua Portuguesa, uma vez que, no contexto, o verbo se distancia do sentido de “existir”, tornando-se pessoal e se flexionando na 3ª pessoa do singular.

d)está inadequada em relação à norma padrão da Língua Portuguesa, uma vez que, no contexto, o verbo se afasta do sentido de “existir”, tornando-se intransitivo e se flexionando na 3ª pessoa do plural.

e)está adequada em relação à norma padrão da Língua Portuguesa, uma vez que, no contexto, o verbo se afina ao sentido de “existir”, tornando-se impessoal e se flexionando na 3ª pessoa do plural.

Soluções para a tarefa

Respondido por Fofiscute
1

Resposta:

letra a

Explicação:

está adequada em relação à norma padrão da Língua Portuguesa, uma vez que, no contexto, o verbo se afina ao sentido de “existir”, tornando-se impessoal e se flexionando na 3ª pessoa do singular.

Perguntas interessantes