História, perguntado por wasakiuchiha, 9 meses atrás

Releia o tópico “Liberalismo econômico: o antimercantilismo” e responda: a) Quais as principais críticas ao mercantilismo elaboradas pelos economistas do liberalismo? b) É correto afirmar que os adeptos do liberalismo econômico negam a necessidade e a própria existência do Estado? c) Explique por que e como o liberalismo econômico agradava à burguesia do século XVIII.

Soluções para a tarefa

Respondido por abreuanaluisa26
32

Resposta:

a)R: Principalmente porque no Mercantilismo, principal doutrina econômica do estado absoluto, a economia está totalmente associada, ou seja, é dependente do Estado e do rei absolutista, enquanto o Liberalismo econômico prega o contrário, ou seja, a economia de uma nação deve ser completamente independente dos domínios do Estado.

b)R: Sim, pois o liberalismo econômico prega que a economia deve ser totalmente independente dos domínios do estado.

c)R: O Liberalismo econômico foi criado no iluminismo. Um dos filósofos do iluminismo chamado Adam Smith, criou a lei da oferta e da procura, onde se originou o liberalismo econômico.

Respondido por Sanjis
0

Resposta:

a) A riqueza não estava no comércio, mas nas atividades produtivas, como indústria e manufatura. Não era necessária a intervenção do Estado na economia. A economia se autorregulava, pela “lei da oferta e da procura”, que promoveria a regulação dos preços, salários, lucros e até mesmo a produção.

b) Não. A não intervenção do Estado na economia não é sinônimo de que o Estado não deva existir. De acordo com o liberalismo econômico, o Estado deveria responder pela segurança pública e ordem social, administrar a justiça e garantir os direitos e autonomias individuais, manter as propriedades privadas e os contratos, e executar grandes obras públicas. Já o controle e a interferência econômica, como definição de preços, monopólios, concessões, não devem ser regulados pelo Estado, de acordo com os economistas do liberalismo.

c) A ideia de que cada ser humano poderia agir livremente em termos econômicos, defendendo seus interesses e seu capital, significava o fim das amarras econômicas e a possibilidade de maior expansão dos negócios.

Explicação:

Eu fiz essa atv, essa foi a resposta do professor

Perguntas interessantes