Português, perguntado por littlegirl123, 1 ano atrás

releia o haicai de Paulo Leminski

Vazio agudo
Ando meio
Cheio de tudo

Identifique os termos que constroem o paradoxo expresso pelo eu lírico do poema. explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por waltercaminha
61
Olá, tudo bem? Vou te ajudar nessa questão:

A partir da leitura do poema, podemos perceber que o eu lírico sente emoções conflitantes: ainda que sinta um "vazio agudo", ele afirma estar "cheio de tudo".

Desta forma, podemos perceber que há um certo descontentamento com a vida, já que o sentimento de vazio provavelmente é causado pela falta de um sentido na vida, enquanto estar cheio significa estar farto das situações vividas cotidianamente. Podemos imaginar, por exemplo, que o eu lírico trabalha com algo que não gosta e não tem como exercitar seus hobbies.
Respondido por jalves26
0

O paradoxo nesse haicai de Paulo Leminski é construído pelos termos "vazio" e "cheio". Há uma contradição em estar, em simultâneo, sentindo-se vazio e cheio.

O que é paradoxo?

Trata-se de figura de linguagem que consiste em juntar ideias contraditórias entre si num mesmo contexto. Identifica-se uma falta de lógica ou uma impossibilidade no que é expresso.

É comum a utilização de termos e expressões opostos, como os antônimos "vazio" e "cheio".

O eu lírico sente um "vazio agudo", ou seja, um profundo vazio, mas também sente-se "cheio de tudo", ou seja, ele está farto de todas as coisas que fazem parte de sua vida.

Mais sobre paradoxo em:

https://brainly.com.br/tarefa/37317709

#SPJ6

Anexos:
Perguntas interessantes