Releia esse outro trecho do texto. O operariado brasileiro era formado principalmente por imigrantes estrangeiros (italianos, portugueses) Durante algum tempo, os industriais deram preferência de emprego aos imigrantes, deixando os brasileiros fora do trabalho nas indústrias. Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A Constituição Federal de 1891 se preocupava muito pouco com os problemas sociais. As relações de trabalho mantidas entre empregadores e empregados nas indústrias e nas cidades eram estabelecidas pela burguesia (mercantil, industrial, e financeira). O movimento operário ainda era muito incipiente, não tinha articulação política, apenas queria melhorar suas condições de vida.
Explicação:
A formação do operariado brasileiro se efetivou prioritariamente por brasileiros oriundos de regiões pobres e pela grande maioria de imigrantes estrangeiros (italianos, alemães, japoneses, poloneses, entre outros). Suas primeiras articulações aconteceram a partir do surgimento de ligas operárias e sociedades de resistência.
O socialismo exerceu importante papel na articulação dos operários.
objetivo era trazer trabalhadores aptos a substituir os escravos na agricultura e a executar tarefas necessárias à industrialização e ao desenvolvimento econômico.