Português, perguntado por VitoriaLouyse3875, 1 ano atrás

Releia a introdução do artigo escrito por Virgílio Viana.

"A escassez de água é um problema que se agrava em todo o mundo, inclusive no Brasil. o cenário é extremamente preocupante, especialmente no contexto das mudanças climáticas globais. Segundo a ciência, secas extremas estarão cada vez mais frequentes ao longo desde século. devemos nos preparar para isso e não tratar a seca de 2014 como um evento isolado. existem alternativas para lidar com o problema da escassez, sendo algumas consensuais e simples e outras mais complexas, que exigem estudos de viabilidade. "

a) que tese (ponto de vista) o produtor do texto defende? como ele justifica?

b) que função tem o último período desse parágrafo em relação à maneira como foi organizado o desenvolvimento do texto?

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
178
Olá, boa tarde!

a) que tese (ponto de vista) o produtor do texto defende? como ele justifica?

O autor defende a ideia de que é preciso iniciar a utilização das alternativas que visam o fim das secas que ocorreram e ainda podem potencialmente ocorrer no Brasil. Como justificativa, o autor evidencia as claras e evidentes mudanças climáticas atuais.

b) que função tem o último período desse parágrafo em relação à maneira como foi organizado o desenvolvimento do texto?

O último período tem como objetivo apresentar soluções para o entrave que foi imposto, afirmando que há possibilidade e meios para que a seca seja combatida e devidamente extinta.
Respondido por mateuscamargomcmc
20

1. O texto acima é um artigo de opinião sobre a escassez da água no mundo. Como todo texto neste formato, há uma posição sendo defendida. Qual é a tese defendida pelo autor? *

b) A de que devemos nos preparar para lidar com o problema da escassez de água, já que o cenário é preocupante.

2. Releia: “É necessário também controlar a poluição dos aquíferos subterrâneos brasileiros.” A partir deste fragmento, podemos deduzir que *

b) Se precisa controlar a poluição dos aquíferos subterrâneos brasileiros é porque o risco é real e muito provavelmente já está afetando a disponibilidade de água.

 

Espero ter ajudado.

Perguntas interessantes