Ed. Técnica, perguntado por joaopaulo4449, 11 meses atrás

relatorio sobre o filme muinto além do peso​

Soluções para a tarefa

Respondido por ZyjubileuZy
5

Resposta:

O documentário "Muito além do peso" (Brasil, 2012), dirigido por Estela Renner e apoiado pelo Instituto Alana, foi exibido em três sessões da 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e entra em cartaz em novembro. Ao apontar que, devido à epidemia de obesidade infantil, pela primeira vez na história crianças apresentam sintomas de doenças de adultos, como problemas de coração, respiração, depressão e diabetes tipo 2, seus idealizadores propõem elucidar o papel e o envolvimento do governo, dos pais, das escolas e da publicidade na temática.

Tendo em vista que cerca de um terço das crianças brasileiras apresenta excesso de peso, a obesidade infantil é, sem dúvida, um problema de saúde pública que merece uma abordagem ampla e interdisciplinar na discussão de suas causas e consequências. Para dar conta dessa missão nada simples, "Muito além do peso" conta com uma série de depoimentos de especialistas do Brasil e do exterior em variadas áreas do conhecimento, além de uma extensa lista de profissionais consultados para elaboração do material exibido no documentário, e apresenta casos de obesidade infantil provenientes de diversas regiões do nosso país.

Em resumo, o filme contextualiza de forma louvável aspectos importantes da dinâmica político-econômica na obesidade infantil. Com espírito crítico, expõe a influência gigantesca e desleal da indústria de alimentos e bebidas em decisões do governo e também no dia-a-dia da população, a polêmica questão da publicidade voltada ao público infantil, a falta de educação nutricional aliada ao excesso de produtos processados presente na merenda escolar, a falta de segurança pública necessária para prática de atividades físicas, a quantidade alarmante de horas gastas em frente à TV e, ainda, a dificuldade de acesso físico a alimentos mais saudáveis. Em manobra semelhante a uma campanha recente da prefeitura de Nova Iorque (EUA), as quantidades de açúcar e gordura existentes em vários alimentos industrializados são apresentadas a alguns entrevistados, causando grande impacto negativo. Fica clara a confusão existente no entendimento da população geral sobre os termos usados nos rótulos de alimentos industrializados, principalmente quando consideramos a perigosa lacuna existente entre o anúncio de "benefícios nutricionais" e a tal "propriedade intelectual" das empresas sobre as fórmulas de seus produtos. Alinhado ao embate na preferência das crianças a alimentos ultra-processados e ultra-sedutores em relação às opções por vezes desconhecidas de frutas e hortaliças, são feitos questionamentos ótimos como os exemplos citados a seguir*:

Perguntas interessantes