relatório sobre luta indigena como eram e explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
Topo
PESQUISA ESCOLAR
ATUALIDADES
Navegar por temas
Banco de RedaçãoDicionáriosEnemPesquisa EscolarPlanos de aulaResumo de livrosTestes e simuladosVestibularBrasil EscolaÚltimas notícias
Navegar por disciplinas
Todas as disciplinasArtesAtualidadesBiologiaCiênciasEspanholFilosofiaFísicaGeografiaGeopolíticaHistória do BrasilHistória geralInglêsLiteraturaMatemáticaPortuguêsQuímicaRedaçãoResumo de livrosSociologia
ATUALIDADES
O indígena no Brasil - Uma luta histórica para existir

17.abr.2015 - Crianças do povo MundurukuImagem: Fábio Nascimento/Greenpeace
Por Carolina Cunha, da Novelo Comunicação
Professor quer que indígena saiba português para "conhecer seus direitos"
Professor tenta fortalecer a língua indígena com escola bilíngue
Escritor defende literatura indígena para embasar aulas de história
Pesquisador é primeiro índio com título de doutor em linguística pela UnB
O Brasil surge na História como a “descoberta”, pelos portugueses. Mas diversos povos nativos habitavam todas as extensões do continente americano desde tempos imemoriais. Estima-se que, à época do descobrimento, até cinco milhões de índios viviam no país.
A chegada dos portugueses foi uma verdadeira catástrofe para os nativos e resultou no extermínio de muitos povos indígenas no Brasil em decorrência de conflitos armados, doenças trazidas pelos europeus e pelo processo de escravização.
Após o contato e a partir da criação das capitanias hereditárias, que marcam o início das atividades de colonização do Brasil, os índios foram escravizados e se tornaram a base da formação da economia colonial.
A mão de obra indígena era encontrada em fazendas e arraiais nos litorais da região Nordeste e Sudeste. Havia ainda as chamadas “missões”, aldeamentos indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil, entre os séculos 16 e 18, com a finalidade de catequizar os nativos.
Explicação:
espero ter ajudo aluno