Biologia, perguntado por camaleaovermelh, 1 ano atrás

Relatório Sistema Respiratório? Bem resumido


camaleaovermelh: me ajudem pff

Soluções para a tarefa

Respondido por eloa14
9

O sistema respiratório é o conjunto de órgãos responsáveis pelas trocas gasosas entre o organismo dos animais e o meio ambiente, ou seja, a hematose pulmonar, possibilitando a respiração celular.[1]


Nos vertebrados terrestres, o sistema respiratório é fundamentalmente formado por dois pulmões. Mas nos animais aquáticos, como peixes e moluscos, o sistema baseia-se nas brânquias,[2] enquanto que nos artrópodes terrestres, a respiração é assegurada por um sistema de traqueias.


Nos organismos unicelulares e em alguns animais, como as esponjas e celenterados, assim como nas "plantas" (no sentido da taxonomia de Lineu), não existe um verdadeiro sistema respiratório, sendo a respiração celular assegurada por trocas gasosas diretas entre as células do organismo e o meio ambiente.[


camaleaovermelh: me ajudou muitooo
Respondido por natinhalindinha
5

O sistema respiratório é formado pelas vias respiratórias e pulmões que fornecem ao sangue oxigênio para a respiração e retiram dele o dióxido de carbono.

A troca de gases entre a atmosfera, o sangue e as células é denominada respiração. Três passos básicos estão envolvidos: a ventilação pulmonar (inspira e expira), a respiração externa (pulmonar), a troca de gases: sangue e pulmões; e a respiração interna (tecidual), troca de gases entre sangue e células.

Nariz:

O nariz tem uma parte externa e uma interna. As funções do nariz são olfato, respiração, filtração de poeira, umidificação do ar inspirado, entre outras.

A parte externa do nariz é a parte visível que se projeta na face; o esqueleto é principalmente cartilagíneo. O formato do nariz pode variar bastante, o dorso do nariz estende-se da raiz até o ápice (ponta) do nariz. As aberturas são chamadas de narinas (aberturas nasais anteriores).

SEPTO NASAL

O septo nasal divide a câmara do nariz em duas cavidades nasais. Os principais componentes do septo são a lâmina perpendicular do etmoide (forma a parte superior do septo), o vômer (osso fino e plano) e a cartilagem do septo. Afinal, ele é formado por uma parte óssea e cartilaginosa.

CAVIDADES NASAIS

Refere-se a toda cavidade ou a metade direita e esquerda do nariz. A entrada dela é anterior, através das narinas. Abre-se posteriormente na parte nasal da faringe e através das coanas. É revestido por mucosa ou muco, que se prendem nas paredes das cavidades nasais por se umidificarem, assim ficando secos após algum tempo, tornando-se uma espécie de proteção.

As cavidades nasais têm teto, assoalho e paredes medial e lateral.

CONCHAS NASAIS

As conchas nasais (superior, média e inferior) são estruturas altamente convolutas, semelhantes a rolos, que oferecem uma grande área de superfície para troca de calor. A concha nasal inferior é mais longa e mais larga, sendo formada por um osso independente, coberto por uma túnica mucosa que contém grandes espaços que aumentam e controlam a cavidade nasal. As conchas nasais média e superior são processos mediais do etmoide.

FARINGE

A faringe (garganta) é um tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo do pescoço. Esta localizada logo atrás das cavidades oral e nasal e na frente das vértebras cervicais. A faringe funciona como uma passagem para o ar e o alimento e fornece uma câmara de ressonância para os sons da fala. Ela é composta por músculo esquelético e revestida por uma túnica mucosa.

NASOFARINGE

A parte superior da faringe, denominada nasofaringe tem as seguintes comunicações: duas coanas, dois óstios faríngeos das tubas auditivas e o istmo faríngeo. A parte posterior contém a tonsila faríngea (adenoide quando se torna inflamada).

COANAS

São as aberturas demarcando o limite entre a cavidade nasal e a porção nasal da faringe (epiglote). Elas são como um canal coletor.

Perguntas interessantes