Filosofia, perguntado por Chellyaraujo, 11 meses atrás

Relatório ética no cotidiano

Soluções para a tarefa

Respondido por AndrieliAvila15
0

Resposta:

Ética no Cotidiano: Ética e Responsabilidade. O comportamento ético tem como pressuposto, o agir com responsabilidade. ... Somente a unidade entre o que pensamos, sentimos e agimos, pode ser considerado uma ação correta, desde que os princípios éticos se façam presentes.Quando se fala em ética, logo se pensa em ética profissional, política, mas a verdade é que a ética faz parte do nosso dia-a-dia, está em todos os momentos do nosso viver. Ética deriva do grego Ethos, significa modo de ser, caráter, comportamento; é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. A ética é uma característica inerente a toda ação humana, e por esta razão é um elemento vital na produção da realidade social.

O Racionalismo Cristão é uma filosofia que trabalha a ética em todos os procedimentos e vai além porque mostra ao indivíduo o que todos deveriam fazer. Ter ética não é proceder bem para mostrar à sociedade que se é bom; ser ético é ser transparente, é agir corretamente quando ninguém está vendo, é impor-se limites na busca das ambições. 

Pensando dessa forma, vamos analisar a ética interior, porque são os pensamentos que realmente definem o ser como espírito agindo sobre a matéria, que deve ser submissa a este, e não o contrário, como temos visto em tantas histórias que permeiam o cotidiano.

Historicamente a ideia de ética surgiu na antiga Grécia, por volta de 500 a 300 a.C., através das observações de Sócrates e seus discípulos. São de Sócrates as seguintes palavras: "Uma coisa posso afirmar e provar com palavras e atos: nos tornamos melhores se cremos que é nosso dever seguir em busca da verdade desconhecida."

O essencial para nossa felicidade é nossa condição íntima e dela temos que ser senhores, usando de prudência e sabedoria, ordenando nossos pensamentos, treinando a temperança para termos serenidade e, assim, alcançar o autodomínio. 

O ser humano tem que basear seu viver no sentir e na razão, vivendo racionalmente, porque o maior bem é uma vida virtuosa, e a maior virtude é a inteligência. O exercício das virtudes tem como fim último a felicidade (a vida boa) e para atingir este estado de felicidade é preciso: 

1. Agir de forma que as atitudes resultem no maior benefício para todos; 

2. Não devem ser considerados bem materiais, mas sim espirituais no fazer o bem. Assim podemos resumir que atitude ética é uma atitude de amor pela humanidade.

Vamos, então, colocar alguns exemplos de ética no nosso cotidiano, principalmente importantes pela filosofia inerente ao povo brasileiro de querer levar vantagem em tudo: 

1. Um bom negócio só é bom se o for para as duas partes; 

2. Interromper uma fila, de banco ou qualquer outra, é um delito; 

3. Ensinar às crianças que "colar" em provas é normal é errado; 

4. Apoderar-se de valores que não lhe pertencem é desonestidade; 

5. Trair a confiança de amigos, namorados, cônjuges, pais, colegas de trabalho é ser ruim para si mesmo e para o semelhante; 

6. Perceber erro em uma conta ou um troco e se calar diante de uma vantagem é tão errado quanto subtrair os pertences de outrem; tudo que vem fácil.

Explicação:

Perguntas interessantes