Relatório do sistema respiratório, bem resumido
Soluções para a tarefa
O sistema respiratório é responsável pelas trocas gasosas entre o organismo e o ambiente. O objetivo é garantir a concentração de oxigênio necessária no sangue para as funções vitais do corpo. A respiração atua em conjunto com o sistema circulatório, ajuda as células na reação metabólica e está ligada a vocalização. Neste resumo do sistema respiratório será possível conhecer suas estruturas e seu modo de funcionamento.
Inspiração e expiração
O oxigênio é fundamental nos processos metabólicos e, depois de utilizado, sobra apenas resíduo – o gás carbônico – que é eliminado pela respiração. O sistema respiratório funciona a partir de dois movimentos: inspiração e expiração. A inspiração traz o oxigênio para o corpo e a expiração retira o gás carbônico do organismo e o devolve para o ambiente externo.
Dos componentes respiratórios:
Vias aeríferas
A troca de gases é realizada nos pulmões, mas antes de chegar ao seu destino final, o oxigênio percorre um caminho que inclui vários órgãos, denominados vias aeríferas. O caminho inclui o nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.
– Resumo do Sistema Respiratório: Nariz
O nariz está localizado no centro do rosto e tem o formato de uma pirâmide triangular. A parte visível chama-se nariz externo e a parte interna é denominada cavidade nasal, dividida pelo septo nasal em direita e esquerda. A cavidade se comunica com o ambiente externo pelas narinas e com a faringe pelos cóanos. O oxigênio entra pelas narinas, que filtram o ar por meio de seus pelos e do muco, retendo as partículas de sujeiras e micro-organismos. As narinas também possuem células olfativas, células ciliadas que produzem muco e a mucosa, responsável pelo aquecimento e umidificação do ar inalado.
Espero ter ajudado!
O sistema respiratório humano é composto por: cavidades nasais, laringe, traqueia, pulmões, brônquios, bronquíolos e alvéolos (unidades pulmonares). Ele é responsável por realizar as trocas gasosas do corpo com o meio externo, processo que se dá, em nível microscópico, nos alvéolos, bolsas pulmonares permeáveis aos gases e vascularizadas. O oxigênio e gás carbônico presentes no ar, saem e entram por difusão. Na inspiração, processo em que o ar entra nos pulmões, os músculos intercostais e o diafragma contraem, aumentando o volume da caixa torácica para o ar entrar. Na expiração, o processo é de relaxamento, e assim o ar sai pelo aumento de pressão na caixa torácica.
Mais em:
brainly.com.br/tarefa/5967560