Relatório do filme: Cidade de Deus (Fernando Meireles)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Cidade de Deus é um filme brasileiro de ação, criado a partir do livro homônimo de Paulo Lins (1997). Com roteiro de Bráulio Mantovani e direção de Fernando Meirelles e Kátia Lund, o filme foi lançado no Brasil em agosto de 2002.
Resumo
Introdução
O filme acompanha a vida de várias personagens que moram na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Buscapé, o narrador-protagonista, conta a história da comunidade segundo a sua perspectiva, desde os tempos de infância.
Enquanto o protagonista fugia da violência, garotos da sua idade como Dadinho e Bené acompanhavam os assaltantes da região nos seus crimes. Dadinho se tornou Zé Pequeno, um bandido perigoso que tomou todas as "bocas" de tráfico e virou o dono da região.
Desenvolvimento
A sua violência e sede de poder chegam ao extremo com a morte do companheiro Bené, que ajudava a manter a paz entre os criminosos. Solitário e desesperado, Pequeno tenta seduzir uma mulher, companheira de Mané Galinha, mas é rejeitado.
Zé Pequeno estupra a mulher na frente de Mané Galinha e, em seguida, metralha a sua casa. Galinha tinha sido primeiro atirador do exército e inicia a sua vingança, matando 12 homens da gangue inimiga. Para se proteger, acaba se unindo a Cenoura, outro traficante da região, e começa a guerra entre facções.
Durante mais de um ano, homens, jovens e crianças são armados e arrastados para o confronto, morrendo pelas ruas da Cidade de Deus. Buscapé, o protagonista, luta para sobreviver no meio do caos, trabalhando com entregador de jornais e sonhando com uma carreira de fotógrafo.
Quando Mané Galinha é preso e entrevistado na televisão, Zé Pequeno também quer ficar famoso e chama Buscapé para fotografar sua gangue exibindo armas. O protagonista leva as fotos para revelar no jornal mas elas acabam sendo publicadas na capa. O jovem encontra a sua chance: se conseguir mais fotos do bandido, é contratado para trabalhar no jornal.
Conclusão
O grupo de Pequeno vai diminuindo com o tempo e o traficante acaba recrutando crianças cada vez mais novas para lutar do seu lado. Sem dinheiro, rouba o seu traficante de armas, Tio Sam, que trabalhava para um policial corrupto. Mané Galinha morre com o tiro de uma criança que estava ferida e caída no chão.
A polícia entra na comunidade em busca do dinheiro, Zé Pequeno paga a sua dívida e Buscapé consegue fotografar o momento. O traficante acaba sendo morto pela própria gangue, que ocupa a "boca de fumo".
Enquanto a história de violência se perpetua, Buscapé tem duas escolhas: expor a corrupção da polícia ou vender a foto do bandido morto para o jornal. Acaba escolhendo a segunda opção e conquistando uma carreira na fotografia.