Pedagogia, perguntado por cristina2240, 11 meses atrás

relatório de inclusão social

Soluções para a tarefa

Respondido por rafaelalacerdagomes
3
A inclusão social é o termo utilizado para designar toda e qualquer política de inserção de pessoas ou grupos excluídos na sociedade. Portanto, falar de inclusão social é remeter ao seu inverso, a exclusão social.

Nesse sentido, para estabelecer uma ação de inclusão social, primeiramente é necessário observar e identificar quais seriam aqueles que estariam sistematicamente excluídos da sociedade, ou seja, que não gozam dos seus benefícios e direitos básicos, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.


De certo modo, é muito difícil que alguém ou algum grupo social esteja totalmente excluído de toda a sociedade. Geralmente, isso ocorre sobre uma parte dela. Assim, falar de inclusão é falar de democratizar os diferentes espaços para aqueles que não possuem acesso direto a eles.

Por exemplo: as cotas raciais seriam uma medida de inclusão dos negros na universidade, no sentido de que esse grupo de pessoas, por razões históricas, possui estatisticamente maiores limitações materiais para alcançar o nível superior. Outro caso seria a adoção de medidas de acessibilidade para idosos e deficientes físicos que não conseguem acessar ou se deslocar em espaços públicos das cidades.

A Secretaria Especial dos Direitos Humanos resume alguns dados que podemos considerar como exemplos de exclusão social:


- 125 milhões de crianças no mundo não frequentam a escola, sendo dois terços delas mulheres.

- Somente 1% dos deficientes físicos frequentam a escola em países subdesenvolvidos e emergentes.

- 12 milhões de crianças morrem por problemas relacionados com a falta de recursos por ano.

Vale lembrar que, por exemplo, se uma pessoa é de determinada etnia, ou cor, ou se ela possui algum tipo de deficiência física ou é portadora de necessidades especiais, ela não é automaticamente uma pessoa socialmente excluída. No entanto, se a sociedade não oferece condições e faz com que qualquer uma dessas características torne-se um impeditivo à liberdade humana, então há um caso de exclusão social. Portanto, mais do que uma expressão, a exclusão social é, de certa forma, uma forma de violência ao ser ou à dignidade humana, pois impede que um indivíduo exerça a sua cidadania por razões eticamente não justificáveis.

Espero ter ajudado✌️
Respondido por viniciusrm19
1

A inclusão social representa o processo de se incluir indivíduos desfavorecidos socialmente, ou seja, os grupos minoritários, que tradicionalmente, encontram-se excluídos pela sociedade.

Como se define a inclusão social?

A inclusão social compreende o ato de incluir socialmente indivíduos que apresentem necessidades diversas ou sofram algum tipo de preconceito. Em uma sociedade que ainda apresenta um elevado grau de preconceito e discriminação, é fundamental que se busque a conscientização sobre este aspecto, resultando na evolução moral.

Mais sobre inclusão social: brainly.com.br/tarefa/3248668

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes