Psicologia, perguntado por gessicamkp94r7k, 1 ano atrás

Relatorio de estágio, alguém pode me ajudar ou dar uma luz?
Alguém pode me ajudar a fazer um relatório de estágio? É sobre Análise Institucional e estou simplesmente perdida.

Não estou conseguindo fazer o resumo pra minha fundamentação teórica, não conseguir entender bem o artigo do qual devo seguir.

HELP MEEEE, PLEEEASE

Soluções para a tarefa

Respondido por gpazboniatti
0

Resposta:

Segundo Pepsic, a Análise Institucional (A.I.) tem influenciado muitos movimentos no Brasil. Seja na clínica psi, nas práticas em saúde coletiva, intervenções no campo da gestão ou na pesquisa universitária, seus conceitos são utilizados e revisados. Desde o início de suas primeiras atividades, a A.I. constituiu-se como um campo onde a prática embalou, nos tempos candentes da década de 1960 na França, a criação conceitual. Todos os seus conceitos têm uma vocação operacional clara e sua ligação com a prática muitas vezes não gerou a necessidade de delimitações conceituais rigorosas. O objetivo deste artigo é a discussão dos principais conceitos da A.I, apontando a pesquisa-intervenção como uma inflexão brasileira neste campo. Empregando a atitude epistemológica de tornar indissociável gênese conceitual e gênese sócio-histórica, focalizaremos os conceitos de análise da encomenda, análise da demanda, transversalidade, analisador e análise da implicação, tangenciando, nessa empreitada, os conceitos de instituição (instituinte e instituído), campo de intervenção e campo de análise, inconsciente institucional, contratransferência institucional e sobre implicação.

Podemos identificar pelo menos três linhas dinâmicas para a constituição da A.I. na França na década de 1960.  A primeira está ligada à saúde mental e nos transporta à prática da Psicoterapia Institucional a partir da década de 1940 com a experiência inaugural no hospital psiquiátrico de Saint Alban durante a Segunda Guerra (GALLIO & CONSTANTINO, 1994; RODRIGUES, 1998). Nesta linha, destacamos o nome de Félix Guattari, que, após a década de 1950, desenvolveu conceitos importantes para a A.I., dentre eles o de analisador e transversalidade. A segunda linha se vincula às experiências de Pedagogia Libertária desde o início do século XX, que orientaram, a partir da década de 1950, práticas de questionamento da educação vigente e que ficaram conhecidas como a Pedagogia Institucional. Nesta linha destacamos os nomes de René Lourau e Georges Lapassade, na ocasião, professores secundaristas (LOURAU, 1993). A terceira linha refere-se à Psicossociologia, que, no pós-guerra, trouxe à França as técnicas de grupo que estavam sendo gestadas nos EUA por pesquisadores europeus emigrados, a saber, Moreno e Lewin, além de Rogers, norte-americano nato. (RODRIGUES, 1994; BARROS, 2004).

Explicação:

Perguntas interessantes