relato do corpo musical minimo 10 linhas
Soluções para a tarefa
Resposta:
Considerando a importância do corpo na prática musical, propõe-se neste artigo
repensar o corpo e seus processos a partir de teorias contemporâneas, refletindo-
se sobre as possíveis consequências desses conhecimentos para o ensino
musical. Tendo como subsídio pesquisa desenvolvida sobre o papel do corpo
na criação musical e fundamentando-se no conceito de mente incorporada de
Varela, Thompson e Rosch e de Lakoff e Johnson, assim como no conhecimento
de que os processos cognitivos organizam-se principalmente a partir do
sistema sensório-motor, identifica-se a importância de se trabalhar o movimento
e a consciência corporal no ensino musical e de se gerar processos criativos
através da atuação do corpo. Conclui-se que o corpo não é “instrumento” a ser
treinado para determinado fim, nem “recipiente” onde entram e são armazenadas
informações, mas é local e agente do processo de conhecimento, provocando
transformações nele e ao redor a partir de sua atuação. Através de sua ação a
experiência é incorporada, passando a fazer parte dele.
Resposta:
o corpo musical, partindo das teorias do Gesto Musical. Para compreender o que seria um corpo musical, abordo conceitos das ciências cognitivas e do estudo do movimento, com o objetivo de problematizar as visões de corpo na música. A metáfora do corpo como instrumento é posta em discussão, a partir do momento que os estudos em Gesto Musical reivindicam diferentes formas de vivenciar/olhar para o corpo na experiência musical/sonora. Elementos como a Estética da Sonoridade e as intersecções entre música e teatro complementam uma discussão, acerca da intersecção entre as artes na performance cênica.