Relato de caso: Homem, 28 anos, faioderma, feirante, casado, natural de Belém e residente em Ananindeua. Há 1 ano iniciou quadro clínico com algumas lesões acastanhadas, pequenas (menor que 1 cm de diâmetro), afastadas umas das outras, principalmente na região torácica anterior e região dorsal. Refere como único sintoma o prurido (esporádico e não intenso). Procurou atendimento médico. A conduta do médico foi solicitar o exame histopatológico (biópsia) da pele do indivíduo. Figura 1 Imagem representativa da visualização microscópica do corte histológico feito a partir da biópsia. Epiderme em um aumento de 100 vezes. Corado pela técnica de Hematoxilina e Eosina. Com base no relato de caso supracitado responda as questões abaixo. a) Quais os processos o profissional de histologia deverá fazer até a obtenção da lâmina com um corte histológico da biópsia? CITE cada etapa do processo e EXPLIQUE resumidamente com suas palavras o objetivo de cada etapa. b) Qual tecido o profissional histopatologista deverá observar na superfície externa da amostra (biópsia)? E qual a classificação deste tecido? c) Se o histopatologista quisesse avaliar o colágeno presente nos cortes histológicos da biópsia, qual tipo de coloração você indicaria que ele utilizasse?
Soluções para a tarefa
Resposta:
:Os cortes histológicos precisam ser finos para que a luz possa ultrapassa. Portanto , são obtidos cortes a partir de micrótomos, os quais são instrumentos de muita precisão. As etapa do processo são :
Identificação : Conferência , registro e preparo do material.
Exame macroscópico: O médico patologista pesa, mede anotar cor e consistência . quando possível, as áreas que melhor representam a enfermidade.
Clivagem : Se efetua cortes
Preparo de tecido : Esta etapa consiste em múltiplos e sucessivos banhos em álcool.
Inclusão: é a coloração deste tecidos desidratados, desengordurados .
Corte histológico :O micrótomo é um aparelho que faz cortes que variam de 3 a 5 micra nos blocos de parafina que contém amostras de tecidos.
Desparafinização : As lâminas de vidro vão para estufas para desparafinizar os tecidos que estão sobre elas.
Coloração: As lâminas são coradas pelo método Hematoxilina Eosina
B : O tecido epitelial
Epitélios simples, Epitélios estratificados Epitélios .
c: Hemotoxilina e a Eosina
Explicação: