História, perguntado por isabellavitoriaagner, 10 meses atrás

Relato 1

Na realidade não havia horas regulares: os mestres e gerentes faziam conosco o que desejavam. Os relógios das fábricas eram constantemente adiantados de manhã e atrasados à noite; em vez de serem instruídos para medir o tempo, eram usados como disfarce para cobrir o engano e a opressão. Embora isso fosse do conhecimento dos trabalhadores, todos tinham medo de falar e o trabalhador tinha medo de usar o relógio, pois não era incomum despedirem aqueles que ousavam saber demais a ciência das horas.

Adaptado de: Capítulos na vida de um garoto de fábrica de Dundee. Em: Thompson, E. P. Costumes em comum: Estudos sobre a cultura popular tradicional. SP: Cia das Letras, 1998


Relato 2

Existia um contramestre chamado William Hughes [...]. Ele veio até mim e me perguntou o que meu maquinário fazia parado. Eu disse que não sabia porque nãotinha sido eu quem o havia parado [...]. Hughes começou me batendo com uma vara, e [...] eu disse para ele que minha mãe ficaria sabendo disso. Então, ele saiu para buscar o mestre, que passou a lidar comigo. O mestre começou a me batercom um pau na cabeça até que ela ficasse repleta de caroços e de sangue. Minhacabeça ficou tão ruim que eu não consegui dormir por um longo tempo [...].

a- Do que se trata o Relato 1?
b- Do que se trata o Relato 2?
c- A partir dos relatos, escreva o que podemos identificar sobre a situação das crianças durante a Revolução Industrial.
d- Como era exercido o controle das crianças em cada um dos relatos apontados?
e- Como podemos interpretar a divisão da sociedade a partir dos relatos apresentados?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
21

Resposta:

A-Se trata das horas irregulares em que os gerentes manipulavam o horário para que os funcionários trabalhem mais.

B- naquela época crianças apanhavam drasticamente por causa da incompetência.

C- as crianças começavam a trabalhar desde pequenas, auxiliando os pais nas tarefas do campo, Inicialmente, só as crianças abandonadas em orfanatos eram entregues aos patrões para trabalharem nas fábricas.

D- As crianças apanhavam dos patrões se não fizessem os trabalhos pedidos para poder controlar e não virar bagunça.

E-As pessoas que tinham mais poder e que eram de uma sociedade mais alta, maltratavam as outros que não tinha tantas condições, batiam nelas e faziam elas d escravos para trabalhar.

Respondido por camiladossantos830
5

A MELHOR RESPOSTA!

DudamakyMuito Bom

Resposta:

Boa tarde,

1. "Relata sobre as injustiças, que concorriam na época, pois fala q eles mudavam o orário dos relógios para forçar os trabalhadores a cumprir mais tempo de trabalho".

2.Fala sobre o trabalho infantil em q várias crianças eram submetidas à péssimas condições de trabalho, onde isso fica claro"eu disse para ele que minha mãe ficaria sabendo disso",

elas eram pagas a metade do salário de um homem q já era pouco na época.

3.As crianças eram exploradas a longas horas de trabalho, à doenças, risco de vida, pois entravam no meio de máquinas para trabalhos na parte da limpeza e etc.

4.O controle era realizado ameaçando e ensinando à elas quem mandavam e quem obedeciam pois até hoje se referiam à eles como"O mestre".

5. A divisão era feira entre os mais ricos e os mais pobres.

Ricos: donos de fabricas, e funcionarios de cargos de gerenciamento e etc...

Pobres:funcionários expostos a trabalhos perigosos e etc..

Perguntas interessantes