ENEM, perguntado por sabrinafavero2840, 5 meses atrás

- Relativismo e etnocentrismo são posturas intervencionistas que não respeitam a singularidade do outro

Soluções para a tarefa

Respondido por gusfajaroke
0

Em relação à compreensão do relativismo e do etnocentrismo, não é correto afirmar que o relativismo e o etnocentrismo são atitudes intervencionistas que não respeitam a singularidade da outra parte, quando ela é menos querida ou a opção de resposta é (C).

Etnocentrismo e Relativismo Cultural

Etnocentrismo

O etnocentrismo é uma atitude ou visão que decorre da própria sociedade e cultura, geralmente acompanhada de atitudes e visões que menosprezam outras pessoas e culturas.

Por exemplo há forasteiros que visitam áreas remotas e veem ali uma cerimônia tradicional, esses forasteiros consideram a cultura da comunidade isolada como baixa e feia quando comparada à sua própria cultura, esta é uma atitude de etnocentrismo demonstrada pela comunidade de fora.

Relativismo cultural

O princípio do relativismo cultural é que ele não justifica a suposição de que existem culturas superiores ou melhores e culturas inferiores ou piores. Isso porque não existe uma medida mais adequada que possa ser usada para avaliar os altos e baixos das culturas existentes, então o mais sensato é relacionar ou usar valores que vivem na comunidade em questão.

Por exemplo, espera-se que um funcionário de saúde que irá introduzir um programa de saúde pública seja adaptado às necessidades de saúde da comunidade em questão, porque "saudável" de acordo com uma comunidade não é necessariamente o mesmo que "saudável" em outra comunidade.

Opções de resposta:

A - O etnocentrismo se expressa quando julgamos os valores e práticas de outras sociedades usando nossa própria sociedade como referência comparativa.

B - O etnocentrismo é a negação do "outro" por um sentimento de superioridade, que pode se tornar uma ideologia e justificar a opressão e a dominação.

C - Relativismo e etnocentrismo são atitudes intervencionistas que não valorizam a singularidade da outra parte, quando menos apreciada.

D - O relativismo cultural é uma corrente teórica que assume que cada aspecto da cultura só pode ser entendido dentro de seu próprio contexto cultural e que as culturas são iguais entre si.

Saiba mais sobre Etnocentrismo em: https://brainly.com.br/tarefa/52444856

#SPJ4

Perguntas interessantes