Química, perguntado por Fellipe04, 11 meses atrás

Relate sobre pelo menos 5 situações em que as transformações químicas ocorrem com ganhos ou perdas de energia térmica. Explicando que transformações são essas e se na reação está ocorrendo ganho ou perda de energia térmica.

Soluções para a tarefa

Respondido por kirito5677
1

Resposta:

Energia térmica é um termo amplo, usado para expressar diferentes grandezas termodinâmicas, tais como energia interna ou uma quantidade de calor trocada entre sistemas de diferentes temperaturas. Neste artigo, trataremos da energia térmica como um sinônimo de energia interna, que pode ser entendida como a soma das energias cinética e potencial dos átomos e moléculas que constituem um sistema termodinâmico.

Veja também: Antes de continuar, confira um resumo incrível sobre termologia

Energia térmica

Energia térmica é a resultado da soma da energia cinética e potencial de todas as partículas constituintes de um corpo. A energia térmica depende diretamente da temperatura absoluta do corpo, medida em kelvin (K), e também depende da quantidade de graus de liberdade do sistema, isto é: o número de direções nas quais as moléculas podem mover-se, vibrar, oscilar ou até mesmo rotacionar.

As usinas termoelétricas convertem energia térmica em energia elétrica.

O teorema da equipartição de energia estabelece que: a cada grau de liberdade de um sistema, sua energia interna pode ser calculada a partir de um múltiplo inteiro da expressão ½ kBT, em que Kb é a constante de Boltzmann e T é a temperatura medida em kelvin. A fórmula utilizada para o cálculo da energia térmica de um gás monoatômico ideal é mostrada a seguir, confira:

KB – constante de Boltzmann (KB = 1,38.10-23 m².kg/s². K)

Uma vez que a energia térmica dos gases ideais é expressa pela fórmula anterior e representa a energia cinética média do sistema, podemos escrever a seguinte igualdade:

Distribuição de velocidades das partículas de um gás monoatômico ideal.

Veja também: Afinal, qual a cor da água?

Usando a fórmula anterior, é possível estimar a velocidade média translacional dos átomos presentes no gás atmosférico. Levando-se em conta uma temperatura de 25 ºC e tomando átomos de oxigênio (M = 16 g/mol), descobrimos uma velocidade média de 680 m/s ou 1525 km/h — essa é a velocidade com que as partículas do gás atmosférico atingem-nos o tempo todo.

Respondido por TOBIIII1
1

Resposta:

oi eu era o kirito vc pode me seguir ai

Perguntas interessantes