relate como o cigarro e narguilé acabam com o metabolismo causando riscos para a saúde humana rápido por favor
Soluções para a tarefa
Ao consumir o narguilé, além de absorver substâncias tóxicas, a pessoa inala os produtos da combustão do carvão utilizado para queimar o fumo
Com consumo crescente no Ocidente, principalmente no Brasil, Estados Unidos e Europa, o narguilé leva à dependência de nicotina, é porta de entrada para outras formas de tabaco e aumenta o risco para desenvolvimento do câncer, assim como para doenças cardiovasculares e infecciosas, como herpes, hepatite e tuberculose, alerta a Organização Mundial de Saúde.
LEIA TAMBÉM:
Fumo de terceira mão também é fator de risco para desenvolvimento de câncer
Atividade física ajuda pacientes com câncer de mama a recuperar autoestima
Criado na Índia no século 16, o narguilé é popular em países do sudeste asiático, do norte da África e do mediterrâneo Oriental. O consumo desse cachimbo com água, por sua vez, vem se popularizando, desde os anos 1990, também entre os jovens brasileiros, norte-americanos e de parte da Europa, sendo uma porta de entrada para a dependência de nicotina e o consumo de outras formas de tabaco. O alerta é da Organização Mundial de Saúde (OMS), por meio do relatório do Grupo de Estudo para Regulação do Tabagismo (TobReg-WHO), disponível aqui.
O cigarro e as essências de narguilé são ricos em agentes cancerígenos, como o alcatrão, que é uma mistura de hidrocarbonetos carcinogênicos e outras substâncias, e que progressivamente destrói os alvéolos pulmonares e traz uma miríade de outros problemas sistêmicos e generalizados de saúde, como hipertensão, infarto do miocárdio, aneurisma, enfisema, etc.