História, perguntado por Usuário anônimo, 1 ano atrás

Relate a CRISE DO POPULISMO

Soluções para a tarefa

Respondido por mykaelly29
1

O Brasil depois de 1945: Com a deposição de Vargas e a realização de eleições para a Assembléia Constituinte e para presidente, começa a “redemocratização” do país. Este período será caracterizado pela consolidação do populismo nacionalista, fortalecimento dos partidos políticos de caráter nacional e grande efervescência social. A indústria e, com ela, a urbanização, expande-se rapidamente (multinacionais se instalaram no país). Os anos 40 e 50 se destacar pela utilização em larga escala do rádio (ERA DO RÁDIO) e da TV como veículos de comunicação (embora a TV só tenha se tornado mais popular a partir de 1970).
A Constituição de 1946: A nova Constituição devolve a autonomia dos Estados e municípios e restabelece a independência dos três poderes. Permite a liberdade de organização e expressão; o direito de greve; estende o direito de voto (direto e secreto) às mulheres, mas os analfabetos não podiam votar; restabelece os direitos individuais; não mencionava reforma agrária; os direitos trabalhistas ficaram restritos aos trabalhadores urbanos e mantém a estrutura sindical atrelada ao Estado.
O Populismo: O conceito é usado para designar um tipo particular de relação entre o Estado e as classes sociais. Presente em vários países latino-americanos no pós-guerra, o populismo caracteriza-se pela crescente incorporação das massas populares no processo político sob controle e direção do Estado. Na Argentina, o populismo se aprofunda com Juan Perón, que passou por tensões em seu governo, sofrendo ataques políticos semelhantes ao que Getúlio Vargas sofreu no Brasil.
Os Partidos Políticos: O PSD (Partido Social-Democrático, com políticos conservadores, apoiados pelos grandes empresários, muitos utilizavam os cargos políticos pra obter votos. Essa barganha política é chamada de clientelismo eleitoral) e PTB (Partido Trabalhista Brasileiro, herdeiro das idéias trabalhistas e nacionalistas de Vargas) eram Getulistas. Outros partidos de destaque eram a UDN (União Democrática Nacional, contrária ao Getulismo, defensora do liberalismo econômico, apoiada pela classe média e de grandes empresários) e o PCB ( Partido Comunista do Brasil, contava com o apoio de intelectuais, e operários, estudantes e pessoas com elevado grau de instrução).
O Governo Dutra (1946-1950): Foi apoiado pelo PSD e pelo PTB. Há um aumento das exportações de alimentos e matérias-primas brasileiras para os EUA e a Inglaterra. No plano internacional alinha-se com a política norte-americana na guerra fria. Rompe relações diplomáticas com a URSS, decreta novamente a ilegalidade do PCB, em 1947, e cassa o mandato de seus parlamentares. A inflação aumentou
O Governo Vargas (1951-1954): Getúlio vence as eleições de 1950 e assume o poder em 31/01/51. Governa até agosto de 1954, sendo seu governo marcado por inúmeras crises. Greves (RJ e SP) tumultuavam o Brasil, com trabalhadores reivindicando maiores salários. O ministro do trabalho, João Goulart apresentou uma proposta de aumento de 100% no valor dos salários. Protestos gerais contra essa proposta levaram a saída de Jango, mas Vargas aumentou os salários. As críticas ao governo tornaram-se mais intensas. Em sua campanha Vargas foi apoiado pela coligação PTB/PSP/PSD, Quando assumiu, retomou as plataformas populistas e nacionalistas, mantém a intervenção do Estado na economia e favorece a implantação de grandes empresas públicas, como a Petrobrás, estabelecendo o monopólio da exploração dos recursos naturais. É importante compreender que, na época, os debates sobre o “nacionalismo” e o“entregüismo” eram intensos e abarcaram a sociedade. Sob o lema “o petróleo é nosso”, reúnem-se sindicatos, organizações estudantis, militares nacionalistas, alguns empresários, grupos de intelectuais e militantes comunistas. Os setores contrários ao monopólio e favoráveis à abertura ao capital estrangeiro incluem parte do empresariado, políticos da UDN e do PSD e grande imprensa. O debate toma conta do país e a solução nacionalista sai vitoriosa: em 3 de outubro de 1953 é criada a Petrobrás, empresa estatal que monopoliza a exploração e refino do petróleo.

Perguntas interessantes