História, perguntado por tgabrielle16, 1 ano atrás

Relate 3 mitos gregos e sua função pedagogica

Soluções para a tarefa

Respondido por anahelton10
9
Olá, Gabrielle!

A mitologia criada na Grécia Antiga consistiu na elaboração de diversas histórias fantásticas em relações que abrangiam deuses e seres humanos variados.

O seu objetivo consistia em explicar por meio destes mitos a ocorrência de situações que não possuíam uma lógica relacionada à sua ocorrência fazendo com que eles passassem a ter uma função pedagógica determinada.

1) Minotauro: é um mito que acontece na ilha grega de Creta na qual o rei Minos prende em um labirinto o menino de nome Minotauro nascido de sua mulher como resultado de uma traição. 

Este menino se torna um homem que mata todos aqueles que entram no seu labirinto até ser derrotado pelo ateniense Teseu que conseguiu sair do labirinto graças à ajuda da princesa Ariadne que deu à ele um novelo de lã o qual indicou o caminho de volta.

Função pedagógica: o mito de Teseu e Minotauro tem como função educativa a ideia de que é preciso buscar de maneira constante o conhecimento de si mesmo para guiar com serenidade as decisões sem se deixar levar pelas emoções passageiras.

2) Rei Midas: este rei possuía uma ganância por dinheiro e poder sem fim. Um dia o deus Dionísio sugeriu que ele dividisse seu ouro com os famintos e pobres.
Então o rei Midas disse que não faria isso e desejava que tudo aquilo que tocasse se transformasse em ouro. Seu pedido foi atendido fazendo com que todos os objetos que ele tocava se transformavam imediatamente em ouro.
No entanto, depois de um tempo o rei percebeu que tudo se transformava nesse metal ao seu toque inclusive a sua filha amada. Diante disso, ele pediu que Dionísio revertesse o pedido e passou a dividir suas riquezas com os pobres.

Função pedagógica: apresentar o perigo da ganância e desejo sem limites por poder e dinheiro mostrando que o excesso de bens materiais pode levar quem mais se ama. 

3) Pigmalião e Galatéia: Pigmalião era um escultor grego muito habilidoso que fez uma estátua feminina simplesmente perfeita em suas formas e beleza.
A sua obra ficou tão impressionante que Pigmalião se apaixonou por ela e não entregou para quem a encomendou tentando obter em vão algum tipo de comunicação com ela.

A tristeza de Pigmalião foi tão grande que pediu para que a deusa do amor, Afrodite, o matasse mas ela ao contrário fez com que a estátua adquirisse vida se tornando a mulher de Pigmalião: Galetéia.

Função pedagógica: este mito aborda de maneira específica a ideia da idealização da pessoa amada que pode levar à frustração quando não é correspondida.
Apresenta ainda a questão relacionada com a perfeição no trabalho executado e a necessidade de se perseverar no objetivo delimitado para a vida.


Espero ter ajudado.


Atenciosamente,


Ana Camila
Perguntas interessantes