Relações étnico-raciais: O papel da UNESCO para a superação da discriminação racial no Brasil A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) é uma entidade que procura destacar a contribuição dos diversos povos no mundo para a construção da civilização. O desafio, no entanto, é tentar trazer à luz "a compreensão sobre a origem dos conflitos, do preconceito, da discriminação e da segregação racial que assolam o mundo". A UNESCO, entre outros fatores, assegura que a diversidade étnico-racial e cultural de um povo constitui a principal riqueza da sociedade que a compõe, especialmente quando promove a igualdade de direitos. Nessa perspectiva, ela afirma que a sociedade brasileira é constituída por diferentes grupos étnico-raciais que a caracterizam, em termos culturais, como uma das mais ricas do mundo. No entanto, sua história é marcada por desigualdades e discriminações, especificamente contra negros e indígenas, impedindo, desta forma, seu pleno desenvolvimento econômico, pol
Soluções para a tarefa
A alternativa A se apresenta como correta. Bem as desigualdades históricas só podem ser combatidas a partir da reparação étnica-racial, assim, o combate ao preconceito deve priorizar a diversidade cultural, bem como social e econômica.
Como podemos entender a discriminação racial?
A partir do momento em que outros indivíduos não aceitam uma pessoa, ou seja, tem relação com a preterição, onde em diversos casos a pessoa é colocada de lado, muito como nas agressões escolares e pessoas observadas como "diferentes".
Esse fato se associa ao preconceito de origem que se relaciona a um grupo, ou aparência racial, neste caso homens e mulheres negras.
Mais sobre os desafios da UNESCO:
https://brainly.com.br/tarefa/13386343
As alternativas:
A
é preciso fortalecer políticas sociais voltadas para eliminar as desigualdades históricas, que estratificaram a sociedade brasileira com base na exclusão étnico-racial.
B
é fundamental que o Estado assuma posição neutra para que o livre mercado possa absorver as competências com base no mérito e esforço individual de cada brasileiro.
C
é importante que haja mais condescendência nas relações étnico-raciais, com o firme propósito de ajudar os menos favorecidos a se manterem abastecidos em suas necessidades.
D
é necessário desmistificar a ideologia de conflito étnico-racial, pois o Brasil, quando comparado a outros países, é o maior exemplo de miscigenação e democracia racial.
E
é impossível superar o conflito étnico-racial brasileiro, porque ele é constituinte do processo civilizatório que naturalizou a discriminação e o racismo como características intrínsecas a nossa cultura.