Biologia, perguntado por R1B2D3, 1 ano atrás

relações entre o tipo de circulação dupla dos animais vertebrados e o fato de eles serem endotermos ou ectotermos

Soluções para a tarefa

Respondido por pedro2605
26

Resposta:

A circulação fechada, dupla e completa confere maior eficiência ao transporte de oxigênio, possibilitando que seus portadores sejam endotérmicos.

Explicação:

A endotermia (capacidade de manter a temperatura do corpo elevada por meio do próprio metabolismo), observada apenas em aves e mamíferos, é possibilitada pela grande produção de energia ao longo da respiração celular.

Embora peixes, anfíbios e répteis também efetuem respiração celular para obter energia, sua taxa metabólica é bastante inferior à dos endotérmicos, de modo que não são capazes de manterem a temperatura corporal alta somente a partir do metabolismo, o que os obriga a exporem-se ao sol, por exemplo, para manter o organismo sob condições favoráveis ao seu bom funcionamento. Por isso, são denominados ectotérmicos.

Para manter altas taxas de respiração celular, são necessárias expressivas quantidades de oxigênio. Daí a importância da circulação dupla e completa para a endotermia. Esse tipo de circulação permite que os tecidos recebam grande quantidade de O_2, de modo a poderem manter o metabolismo elevado. As aves e os mamíferos apresentam circulação dupla (o sangue passa duas vezes pelo coração a cada vez que percorre todo o sistema cardiovascular) e completa (não há mistura de sangues arterial e venoso).

Por outro lado, vertebrados ectotérmicos não apresentam esse tipo de circulação: a de peixes é simples; enquanto a de anfíbios e répteis é dupla e incompleta.

Perguntas interessantes