RELAÇÕES ECOLÓGICAS INTERESPECÍFICAS E INTRAESPECÍFICAS. DESCREVA DETALHADAMENTE 2 TIPOS DE CADA (2 RELAÇOES ECOLÓGICAS INTERESPECÍFICAS E 2 RELAÇÕE ECOLÓGICAS INTRAESPECÍFICAS). DÊ EXEMPLOS PRÁTICOS DESSAS RELAÇÕES. EX: RELAÇÃO PARASITÁRIA ENTRE O HOMEM E O PIOLHO (O PIOLHO UTILIZA O SEU HOSPEDEIRO PARA SE ALIMENTAR E TER ABRIGO E PROTEÇÃO, MAS CAUSA PREJUÍZOS A SAÚDE DE SEU HOSPEDEIRO)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Veja abaixo.
Explicação:
1.Relações ecológicas interespecíficas:Mutualismo=mutualismo entre a alga e o fungo permite que os líquens sobrevivam em ambientes em que nem a alga e nem o fungo conseguiriam sobreviver sozinhos.Herbivoria: animais herbívoros se alimentam de partes vivas das plantas. Ex: bovinos se alimentando de capim. Pode ser vista como uma relação harmônica, caso consideremos a herbivoria como sendo vantajosa para o animal e desvantajosa para a planta.
2.Relações ecológicas intraespecíficas:Protocooperação (ou cooperação ou mutualismo facultativo): espécies que possuem condições de viverem sozinhas, mas que se associam a outras, trocando benefícios. Ex: crocodilos que convivem com certas aves (pássaro-palito) que se alimentam dos detritos e sanguessugas presentes em sua boca; anêmonas-do-mar e caranguejo-eremita: estas se aproveitam dos restos de alimento do eremita que, por sua vez, se beneficia com os mecanismos de defesa das anêmonas, etc.Inquilinismo: uma espécie vive sobre ou no interior de uma espécie dita hospedeira a fim de se proteger ou conseguir recursos adicionais, sem que esta última seja prejudicada. Ex: bromélias e orquídeas se abrigando em troncos de árvores em busca, principalmente, de luz solar.