História, perguntado por Jubomeny1234, 1 ano atrás

Relações de suserania e vassalagem e a razão de elas contribuírem para enfraquecer o poder real

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
361
Olá, tudo bem? Na Idade Média, os vínculos entre a nobreza era fortificados por meio dos chamados laços de suserania e vassalagem. Funcionava da seguinte forma: determinado senhor feudal, que possuía quantidade considerável de terra, podia escolher doar um pouco a outro nobre, que dela tomava posse. Quem doava era a partir de então chamado de suserano em relação ao que recebera a doação, chamado então de vassalo. Entre ambos passava a existir também uma série de direitos e deveres. Enquanto o suserano deveria dar ao vassalo sua proteção, garantia de posse das terras e possível tutela de seus filhos e viúva, o vassalo deveria colocar suas tropas à disposição, hospedá-lo quando necessário e contribuir financeiramente para o dote de casamento das filhas e a consagração de cavaleiro dos filhos.

Considerando que um mesmo senhor poderia ser suserano e vassalo, e que essas relações poderiam ser expandidas por meio de casamentos, é fácil entender como um rei, que pode mesmo ser considerado mais um senhor entre tantos no período, poderia ter sua autoridade ainda mais diminuída por meio desta fortificação de relações entre os senhores. Em fato, até mesmo um rei poderia entrar nesta rede ao prestar vassalagem a outro para conseguir mais terras, ou então aceitar ser suserano para aumentar seu poder. No fim das contas, porém, um monarca basicamente acaba só tendo influência sobre o seu território próprio.
Respondido por Euvoceenois
586

ESPERO QUE ISSO TENHA AJUDADO

Suserano oferece terras e em troca o Vassalo oferece proteção militar. O enfraquecimento do rei é devido a descentralização do poder, pois os suseranos ganham poder. Espero ter ficado claro

Perguntas interessantes