História, perguntado por luana531, 1 ano atrás

relacione: união ibérica e invasão holandesa no Brasil

Soluções para a tarefa

Respondido por CamiladeOliveira1
180
Devido ao crescimento econômico na parte comercial, a regiao norte(protestante) iniciou a luta pela independência. Como conseqüência a Holanda e a Espanha viraram inimigas. O sucessor de Felipe ll, Felipe lll, querendo de volta o domínio holandês ele cancelou o comércio entre a Holanda e todo o imperio espanhol. Para evitar esse bloqueio comercial e continuar com o comércio açucareiro nas regiãos espanholas os comerciantes holandeses criaram a Companhia das Índias Ocidentais para retirar todo o dominio espanhol na América.
Espero ter ajudado!!
Respondido por EduardoPLopes
42

A União Ibérica relaciona-se com a Invasão Holandesa como uma de suas causas estruturais.

Explico: na época da União Ibérica, que durou de 1580 a 1640, os Países Baixos - popularmente conhecidos como "Holanda" - estavam politicamente submetidos ao Reino da Espanha e lutavam pela sua liberdade em uma guerra que durou pouco mais de oitenta anos.

O Brasil, que era colônia de Portugal, também estava, na ocasião, submetido à Espanha: um acordo havia sido assinado entre Portugal e Espanha que a nobreza de um país assumiria o governo do outro caso uma tragédia destruísse a família real vizinha, e isto, que era improvável, aconteceu, de modo que os espanhóis passaram a governar Portugal e, consequentemente, o Brasil.

Os holandeses, visando enfraquecer os seus rivais, invadiram o Brasil - em sua capitania, na época, mais lucrativa, a de Pernambuco - e a tomaram para si, ganhando poder econômico, de modo que um acordo diplomático e uma guerra europeia acabam servindo de justificativa para um evento brasileiro.

Mais sobre consequências da invasão holandesa em:

https://brainly.com.br/tarefa/8307412

Anexos:
Perguntas interessantes