Geografia, perguntado por anakrystina111, 11 meses atrás

relacione um movimento de rotacâo com os fusos horários.

relacione um movimento de translação com de cada estação do ano.

Soluções para a tarefa

Respondido por oibrainly
16
Movimento de Rotação e os Fusos Horários

A hora local de uma cidade é dada pelo seu fuso horário, uma consequência do movimento de rotação da Terra. Além dos fusos horários, que dão a medida do tempo nas diferentes partes do mundo, são consequências do movimento de rotação da Terra: 
- o movimento aparente do Sol, que surge no Oriente e se oculta no Ocidente;
- a sucessão dos dias e das noites, que regula a organização e o planejamento das atividades humanas;
- a formação das correntes marítimas, que podem ser alteradas pelo desvio dos ventos, influindo na navegação marítima e na localização de áreas pesqueiras.
As comunicações entre os continentes têm sido beneficiadas pela utilização de satélites artificiais que funcionam seguindo o movimento de rotação da Terra.

O movimento de rotação, é o movimento que a Terra realiza em torno de si mesma ou de seu eixo imaginário. Nesse movimento, o planeta gira de oeste para leste, a uma velocidade média de 463 metros por segundo, na altura do Equador, que vai diminuindo em direção aos pólos.
A Terra leva 24 horas para realizar o seu movimento de rotação. O tempo que a Terra demora para dar uma volta completa em torno de si mesma é chamado dia.
O dia solar, portanto, dura 24 horas e se baseia no despontar e no pôr-do-sol.
O dia civil também tem 24 horas, mas não é marcado pelo aparecimento e desaparecimento do Sol. Por convenção, desde 1925, ficou estabelecido que o dia civil começa depois da meia-noite. E o dia civil que regula a nossa vida diária. 
A rotação terrestre também determina os pon¬tos cardeais, permitindo a orientação no espaço geo¬gráfico. O norte e o sul são determinados pêlos ex¬tremos do eixo terrestre. O próprio movimento de rotação fixa os outros dois pontos: o lado onde o Sol desponta é o leste; o lado onde o Sol se põe é o oeste.

Como todos os corpos do Universo, a Terratambém não está parada. Ela realiza inúmeros movimentos. Os dois movimentos principais do nosso planeta são o de rotação e o de translação, cujos efeitos sentimos no cotidiano.

Rotação

O movimento de rotação da Terra é o giro que o planeta realiza ao redor de si mesmo, ou seja, ao redor do seu próprio eixo. Esse movimento se faz no sentido anti-horário, de oeste para leste, e tem duração aproximada de 24 horas (Figura 1, abaixo). Graças ao movimento de rotação, a luz solar vai progressivamente iluminando diferentes áreas, do que resulta a sucessão de dias e noites nos diversos pontos da superfície terrestre.

Vale lembrar que, durante o ano, a iluminação do Solnão é igual em todos os lugares da Terra, pois o eixo imaginário, em torno do qual a Terra faz a sua rotação, tem uma inclinação de 23o 27, em relação ao plano da órbita terrestre.

O movimento aparente do Sol - ou seja, o deslocamento do disco solar tal como observado a partir da superfície - ocorre do leste para o oeste. É por isso que, há milhares de anos, o Sol serve como referência de posição: a direção onde ele aparece pela manhã é o leste ou nascente - e a direção onde ele desaparece no final da tarde é o oeste ou poente.

Translação

Já o movimento de translação é aquele que a Terra realiza ao redor do Sol junto com os outros planetas. Em seu movimento de translação, a Terra percorre um caminho - ou órbita - que tem a forma de uma elipse.

Perguntas interessantes