História, perguntado por gabi1020, 1 ano atrás

relacione os termos :razao-espirito critico-ciência experimental me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por vcsabiaplus369
19
 1- Razão é tudo aquilo que faz o ser humano pensar e refletir. Espírito Crítico é o que faz o ser humano questionar a existência ou a função de algo. Ciência Humana é a arte de experimentação e conclusão do ser humano. Portanto, podemos dizer que esses três fatores juntos, formam a mentalidade e o conhecimento do ser humano. 
2- Antes existia uma visão teocêntrica, sendo Deus e suas ações a causa e explicação de tudo o que acontecia na natureza e na vida dos homens. No entanto, entre os séculos XV e XVI, Deus passou para a periferia (sem desaparecer do espaço) e o Homem tomou o centro do universo, ou seja, o homem começou a explicar fenômenos da natureza e ações humanas com o empirismo (arte de experimentação) e o desenvolvimento da ciência. Logo, surgiu uma visão Antropocêntrica. 
3- Razão preponderando sobre a Paixão; Desenvolvimento das ciências; Busca da perfeição; Busca da explicação experimental. 
4- Com certeza que não, pois a arte antiga sempre punha Deus no centro do Universo e o ser humano abaixo dele. No entanto, a arte renascentista quebrou com esse "dogma", várias vezes colocou o ser humano acima de Deus, ou pareado com ele. Há um quadro famoso que agora me falta o nome, que põe o ser humano em primeiro plano e o céu e o inferno em segundo plano, demonstrando a superioridade do homem com relação ao céu e ao inferno. Porém, essa não é a única diferença entre uma arte e outra, há também uma muito importante: na antiguidade a arte era imperfeita ofuscada,podendo, pouco, saber a ideia e intenção real do autor ao pintar ou esculpir aquela arte. E já no renascimento, as artes buscavam a perfeição dos traços e moldes. Alguns pintores, até estudavam anatomia para poder saber perfeitamento como era e funcionava o corpo humano para depois pintá-los ou esculpí-los, podemos citar Monalisa (La Giocconda) de Da Vinci e David de Michelangelo. 
5- É incorreto achar que a ciência só começou a existir com o Renascimento. Na verdade, a ciência sempre existe desde o momento em que o ser humano começa a pensar, ou seja, desde o início de sua vida. Portanto deve-se dizer que com o Renascimento a ciência se desenvolveu e não, que ela surgiu, daí vem a expressão Renascimento da Ciência, ou seja, era algo que sempre existiu, mas só agora poderia se expandir, renascendo suas fronteiras. 
6- A Igreja reagiu "agressivamente", fazendo todo o tipo de crítica a todo o tipo de pensamento racional. Pois ela tinha medo de perder ou ter seu poder reduzido (que foi o que aconteceu) pelo fato da razão humana poder "desmentir" alguns de seus "dogmas" fantasiosos. 
7- A impressa hoje, na verdade, é a principal responsável pelo avanço e desenvolvimento de muitas coisas, pois ela é a responsável pela divulgação e/ou indução. Logo se se tem a imprensa ao lado da ciência, a segunda será expandida para o mundo de uma forma idealisada e progressiva, recebendo diversos investimentos e incentivos a continuar seu crescimento. 
Espero ter ajudado e sido bastante claro.

gabi1020: obg
Perguntas interessantes