Filosofia, perguntado por taamyqueiroz3103, 1 ano atrás

Relacione os pontos divergentes e convergentes das teorias de hobbes, locke, Rosseau e Maquiavel com o Regime aristocrático de Platão.

Soluções para a tarefa

Respondido por pissurnof
0

Primeiramente, deve-se entender o que o regime aristocrático de Platão. Para este filósofo grego, existem três maneiras possíveis para se governar uma sociedade: monarquia, aristocracia ou democracia. Tratam-se de formas puras que podem também assumir feições danosas quando levadas ao extremo: anarquia, oligarquia e tirania.

Seguindo o pensamento vigente na sociedade ateniense em que vivia, Platão não via a democracia como um regime ideal, preferindo um governo aristocrático. Trata-se, de fato, de um pensamento semelhante ao que Maquiavel defenderia em suas obras séculos depois, assim como Hobbes. Na verdade, pode-se considerar este último mais extremo, uma vez que ele considera como adequado apenas um líder para governar, tendo por base o mau caráter dos homens em geral.

Por outro lado, Locke e Rousseau tinham em alta importância os chamados direitos naturais, que todo ser humano possuiria e poderia utilizar para formar um contrato a respeito de seu governo. Tais direitos não poderiam ser restringidos, formando a base de uma sociedade pautada por consenso.

Perguntas interessantes