Relacione os conceitos de corrente eletrica e diferença de potencial eletrico ou tensao eletrica
Soluções para a tarefa
Explicação:
Carga elétrica
O modelo atômico de Bohr define que um átomo é dividido em três partículas: prótons, nêutrons e elétrons. A carga elétrica é a propriedade dessas partículas de se atraírem ou de se repelirem, graças valores positivos ou negativos, que no átomo são:
nêutrons: neutro
prótons: positivo
elétrons: negativo
A essa propriedade de cargas positivas ou negativas, pode-se associar uma grandeza chamada quantidade de carga elétrica, cujos valores elementares no átomo são:
neutron: 0
prótons: + 1,6 x 10-19 C
elétrons: - 1,6 x 10-19 C
Tensão elétrica
A tensão elétrica é a diferença de potencial elétrico (ddp) entre dois pontos de um mesmo condutor. Essa energia realiza um trabalho sobre as cargas elétricas, propiciado pela presença de uma fonte geradora, que fornece a manutenção constante dessa diferença de potencial dentro do material.
A ddp ou tensão elétrica (U) é calculada pela relação da energia potencial elétrica (Ep) dividida pela quantidade de carga fornecida (Q), conforme a fórmula:
U = Ep / Q
De acordo com o sistema internacional de unidades, a energia potencial é medida em J (Joules) e a carga elétrica em C (Coulombs). A reação entre Joules e Coulombs resulta em Volts, representado pela letra V.
Dessa forma, a quantidade de corrente "i" que atravessa um determinado condutor como um fio, depende da intensidade da diferença de potencial. Essa dependência não é exclusiva, para que um fluxo de elétrons atravesse um meio, existe um fenômeno chamado resistência elétrica.
Este fenômeno é o que impede que os elétrons percorram livremente o caminho. Dessa forma, quanto maior for a DDP, maior será a corrente i para o mesmo condutor.