História, perguntado por kushina47, 8 meses atrás

Relacione o surgimento da confederação de delos e da liga do Peloponeso com a guerra que opôs as cidades de Atenas e Esparta e que contribuiu para enfraquecer o mundo grego no final do século V a.C.​

Soluções para a tarefa

Respondido por emillyferreira492
69

Explicação:

A Guerra do Peloponeso foi um conflito que opôs dois grupos de cidades-Estado gregas, um liderado por Atenas e o outro, por Esparta. Esta guerra de gregos contra gregos representou o fim da democracia ateniense e o início do declínio da civilização grega, pois o enfraquecimento decorrente do conflito resultou no domínio macedônico um século depois.

A guerra teve origem na aliança realizada pelas cidades-Estado gregas com o objetivo de enfrentar os persas durante as Guerras Médicas, no século V a.C. Após a expulsão dos persas, Atenas se impôs com seu poderio militar às demais pólis. Este processo de domínio sobre as demais cidades-Estado se deu dentro da Confederação de Delos, formada para enfrentar os persas.

Este domínio representou o período do imperialismo de Atenas, com a interferência na política e na sociedade dos demais aliados e também na tomada do tesouro que haviam acumulado como forma de garantir a existência da Confederação. Os aliados passaram ainda a pagar tributos aos atenienses, o que causou um agravamento nas alianças.

Frente ao domínio ateniense, diversas cidades-Estado que se mantinham aristocráticas aliaram-se a Esparta, na Confederação do Peloponeso.

A tensa situação entre os dois grupos transformou-se em guerra em 431 a.C., quando em decorrência de uma disputa comercial, Atenas e Corinto entraram em conflito frontal. A aliança de Corinto com Esparta levou esta última a também guerrear contra Atenas.


nauan27: reduz um poko
josuemoulin: rsrshahahaha
josuemoulin: reduz mesmo e muita coisa man mais é a realidade
josuemoulin: rsrsrsrsrsr
emillyferreira492: então ksks
Respondido por RayanaSE
4

A Liga do Peloponeso foi uma aliança formada contrária à Atenas, após saída de Esparta da Confederação dos Delos, que rivalizaram em disputa na Guerra do Peloponeso, culminando em um enfraquecimento político e econômico grego e posterior conquista pelos macedônios.

Confederação dos Delos e Liga do Peloponeso

A Confederação de Delos foi uma organização militar formada em Atenas para proteger as cidades gregas das forças do Império Persa, lutando contra sua presença no Mediterrâneo.

Originalmente estava localizada na ilha de Delos, da qual Esparta também fazia parte. Depois que a ameaça persa foi reduzida, os espartanos deixaram a aliança, criando atritos com Atenas, que dominava Delos.

Esparta era uma cidade-estado distinta de Atenas. Os atenienses viviam sob democracia direta e a forte cultura ateniense, enquanto Esparta se baseava no militarismo. Portanto, Esparta deixou a Confederação de Delos e foi responsável pela criação da Liga do Peloponeso contra Atenas.

As disputas entre as ligas de Delos e do Peloponeso são as batalhas mais conhecidas na história da humanidade, com a Guerra do Peloponeso, que consolidou a hegemonia espartana e causou desgaste no mundo grego — devido ao custo exorbitante da guerra, a destruição econômica de várias cidades outrora poderosas e grandes disputas internas nas cidades-estados —, facilitando posterior invasão macedônica um século depois pela desestabilização do Estado.

Para mais informações sobre a Guerra do Peloponeso, acesse:

https://brainly.com.br/tarefa/53364080

#SPJ5

Anexos:
Perguntas interessantes