Relacione o pensamento lógico com a imaginação e a criatividade.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas. Essa competência trata do desenvolvimento do raciocínio, que deve ser feito por meio de várias estratégias, privilegiando o questionamento, a análise crítica e a busca por soluções criativas e inovadoras.
Áreas que mais contribuem para seu aprendizado
Ciências da Natureza e Linguagens
O que os alunos precisam desenvolver (até o fim do Fundamental)
1. Exploração de ideias: devem ser capazes de testar, combinar, modificar e gerar ideias para criar formas novas de atingir objetivos e resolver problemas.
2. Conexões: correlacionar ideias específicas e amplas, prévias e novas, a partir de diferentes caminhos.
3. Criação de processos de investigação: elaborar planos de investigação para pesquisar uma questão ou solucionar um problema.
4. Soluções: questionar e modificar ideias existentes e criar soluções inovadoras.
5. Execução: avaliar e testar opções para colocar ideias em prática, aprendendo com erros e acertos.
6. Formulação de perguntas: elaborar perguntas para garantir uma base sólida para a investigação de um problema ou desafio.
7. Interpretação de dados: interpretar dados e informações de maneira precisa, considerando o contexto em que foram produzidos para se posicionar criticamente com base em critérios científicos, estéticos e éticos.
8. Lógica e raciocínio: utilizar raciocínio lógico, exemplos concretos e conhecimentos para fundamentar os passos ou procedimentos de sua investigação.
9. Desenvolvimento de hipóteses: formular hipóteses, considerar a mudança de variáveis e sustentar o raciocínio com observação, pesquisa, modelo ou teorias.
10. Avaliação do raciocínio e explicação de evidências: analisar e explicar como as evidências sustentam argumentos e afirmações, identificando informações falsas, falhas de raciocínio e diferenças de pontos de vistas.
11. Síntese: comparar, agrupar e sintetizar informações de diversas fontes, inclusive as próprias ideias, para elaborar uma explicação ou um argumento coeso e embasado.
Como relacionar essa competência às habilidades para planejar aulas?
Explicação: